Especial Covid-19

Especial coronavirus

Após problemas, Campinas volta a divulgar dados parciais da covid

Instabilidade nos sistemas do Ministério da Saúde afetou atualização de casos graves e mortes

| ACidadeON Campinas -

(Foto: Denny Cesare/Codigo 19/)
 

A secretaria de Saúde de Campinas não divulgou nesta segunda-feira (13) o número de mortes da covid-19. Esta é a terceira vez em uma semana que isso ocorre.

Assim como no último dia 8, a falha de hoje foi atribuída à instabilidade nos sistemas do Ministério da Saúde, situação que não é inédita (veja abaixo).

Já no dia 6, a Prefeitura alegou "problemas de ordem técnica" após a queda do sistema. O balanço oficial foi retomado e divulgado normalmente no dia seguinte.

VACINAÇÃO

Apesar de não ter atualizado os números de vítimas fatais desde o dia 7, a Prefeitura divulgou o índice de ocupação de UTI e o total de moradores vacinados contra a doença. São 1.715.622, sendo:

1ª dose: 929.081
2ª dose e dose única: 764.564
Dose adicional: 21.977

OS DADOS

Casos: 140.926 (eram 140.520), 406 casos a mais, em comparação com o último dado divulgado no dia 7 de outubro.
Óbitos: 4.511 (mesmo número do dia 7).

PROBLEMAS ANTERIORES

Em setembro, o E-Sus Notifica, do Ministério da Saúde, ficou quase 20 dias fora do ar. Na ocasião, porém, o problema nas notificações de infectados não impediu que a secretaria de Saúde publicasse os balanços diários no período.

A diretora do Devisa (Departamento de Vigilância Sanitária), Andrea von Zuben, inclusive, afirmou que a falha nacional foi a mais longa já registrada desde março de 2020, mas não atrapalhou as medidas de controle da pandemia.

Mais notícias


Publicidade