- Publicidade -
CotidianoCresce número de incêndios em veículos em Campinas; saiba como se proteger

Cresce número de incêndios em veículos em Campinas; saiba como se proteger

Até setembro deste ano, foram registrados 38 casos na cidade; de acordo com especialista, incêndios podem ter diferentes causas

- Publicidade -

O número de incêndios em veículos tem aumentado nos últimos anos. Em Campinas, foram registrados 38 casos entre janeiro e setembro deste ano. Entre 2022 e 2023, o número total passou de 37 para 50, aumento de 35%, segundo o dados da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).

O cenário se repete em todo o estado de São Paulo: em 2022, o Corpo de Bombeiros registrou 4.474 incêndios em veículos. Em 2023, esse número subiu para 4.695, e até setembro de 2024, já foram contabilizados 3.872 incêndios em veículos.

De acordo com o consultor automotivo Alan Galusni, várias situações podem provocar um incêndio em um carro.

“Uma das principais causas é o vazamento de combustível. Outra situação que pode levar ao incêndio é o vazamento de óleo. Esse óleo se acumula e, ao entrar em contato com o escapamento quente, pode pegar fogo”,

explica.

Galusni também orienta sobre o que fazer se um motorista perceber que o carro está pegando fogo. Apesar de não ser mais obrigatório, o extintor é um item que pode fazer a diferença.

“Primeiro, pare o veículo imediatamente e pegue o extintor que deve estar dentro do carro. Sacuda o extintor, saia do veículo e identifique o local onde percebe o foco do incêndio. Então, acione o extintor nesse local para tentar diminuir ou apagar o fogo”,

afirma.

Além disso, Alan destaca a importância de manter as manutenções em dia para evitar situações como essa.

“Se você perceber um vazamento de óleo, se há manchas no chão ou cheiro de combustível, procure uma oficina de confiança ou a concessionária da marca do carro, especialmente se estiver na garantia, para verificar esses problemas. Um carro não deve apresentar cheiro de combustível e muito menos ter vazamentos de óleo”,

alerta.

A Beatriz passou por uma situação assustadora. Ela voltava para casa com uma amiga, quando o veículo teve uma pane elétrica e pegou fogo.

“Foi uma situação de desespero. Eu e minha amiga estávamos voltando quando o carro parou no semáforo e morreu. Ao tentar dar a partida, na terceira tentativa, começou a sair fogo de dentro do capô. Nós saímos do carro desesperadas, sem saber o que fazer. Ficamos com medo de uma explosão. Alguns homens pararam para tentar ajudar, mas não deu muito certo”,

conta Beatriz.

Incêndios: Caminhão com carga de madeira pega fogo e congestiona a Anhanguera

Um caminhão carregado com madeira pegou fogo na altura do km 78 da Rodovia Anhanguera, em Vinhedo, na última quarta-feira (30), na pista sentido capital. Segundo a Autoban, concessionária responsável pelo trecho, o veículo estava parado no acostamento quando foi tomado pelas chamas.

- Publicidade -

Equipes do Corpo de Bombeiros de Vinhedo e Louveira foram acionadas para controlar o incêndio. As duas pessoas que estavam no caminhão conseguiram sair ilesas antes do início do fogo.

Carro pega fogo e assusta moradores em Campinas

Um carro pegou fogo no dia 7 de outubro, no Jardim Itatiaia, em Campinas. Segundo o Corpo de Bombeiros, o caso aconteceu por volta das 13h15 na Rua Serra Dourada. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

O incêndio foi registrado por moradores da região, que ficaram assustados com as chamas altas (veja as imagens abaixo). Devido a força do fogo, o carro, um HB20, ficou completamente destruído.

Com informações de Gustavo Biano/EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Prefeitura de Piracicaba alerta para golpe do alvará contra empresas; saiba mais

Cemitério de Nova Odessa espera receber 12 mil visitantes

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -