Os crimes e contravenções penais cometidos por menores de idade dispararam em 2025 na região de Campinas e já superaram todo o total registrado em 2024. De acordo com dados do Deinter (Departamento de Polícia Judiciária), foram 2.544 ocorrências entre janeiro e julho de 2025, contra 2.303 durante todo o ano passado, consolidando um aumento de 10,46%.
Como os envolvidos são menores de idade, os crimes são registrados como atos infracionais. Entre os casos registrados neste ano, os atos infracionais mais comuns foram:
- Tráfico de drogas: 683 registros
- Lesão corporal: 261
- Ameaça: 216
- Dirigir sem habilitação: 131
- Furto: 112
- Adulteração de sinal de veículo: 97
- Injúria: 90
- Receptação: 73
- Vias de fato: 66
- Desacato: 66
O que dizem os especialistas?
Para Camilla Massaro, socióloga Pesquisadora do Observatório PUC-Campinas, esses dados refletem a vida adulta na infância e juventude, mostrando similaridade com a sequência de crimes cometidos por maiores de idade, especificamente com a alta no tráfico de drogas. Ela alerta que, apesar da condição do mundo do crime por vezes mostrar rentalidade aos jovens, a expectativa de vida neste meio é baixa.
– Esses dados mostram uma semelhança com o mundo adulto. E por serem adolescentes eles não tem as noções das consequências disso. Mesmo sendo uma atividade rentável em pouco tempo, a expectativa de vida no mundo do crime é baixa.
Para Gustavo Queiroz, advogado criminalista e que dá aulas sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o estatuto traz diversas medidas para buscar o combate das infrações cometidas por menores. Ele afirma ainda que, apesar de diversos casos de reincidência, o ECA se mostra eficaz nestes casos.
– O estatuto traz a prestação de serviço, o ato de reparar o dano, a libertação assistida, a semiliberdade e depois a internação. Tem cinco ou seis procedimentos antes da internação.
Acredito que tenha eficácia, depende de muita coisa, tem uma reincidência alta, mas vamos ter um menor infrator que sentiu o poder do Estado na suas costas.
Caso nesta semana em Vinhedo
Um dos casos mais recentes foi registrado na quarta-feira (17), quando a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão em Vinhedo após receber informações da Polícia Federal com base em relatório do National Center for Missing and Exploited Children, entidade norte-americana de combate à exploração infantil.
Durante a ação, um adolescente foi apreendido após a polícia encontrar centenas de fotos e vídeos com pornografia infantil em dois celulares, além de conversas no aplicativo Telegram que comprovariam o compartilhamento do material.
O caso foi registrado no 6º Distrito Policial de Campinas e segue sob investigação.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Grupo premiado fará apresentação gratuita em Piracicaba; saiba quando
Mulher envolvida em atentados contra órgãos públicos em SP é presa em Piracicaba