
Uma instituição oferece formação gratuita em tecnologia para meninas de Sumaré. A iniciativa é de organização da Casa Hacker, organização fundada por uma comunidade periférica de Campinas.
O curso ‘Minas em Tech’ é destinado a meninas, mulheres trans e pessoas com deficiência que estajam cursando o Ensino Médio e sejam da região do Matão, em Sumaré. As inscrições podem ser feitas pelo site até 11 de março (veja como se inscrever abaixo).
Segundo os organizadores, o projeto oferece formação gratuita em tecnologia digital, programação, impressão 3D, robótica e inteligência artificial exclusivamente para meninas, com o objetivo de estimular o potencial de mulheres à frente da ciência e tecnologia.
“Apostamos em trazer alfabetização digital para meninas porque nós temos certeza de seu poder articulador e multiplicador na promoção de desenvolvimento social. Tenho certeza de que o projeto irá impactar diretamente na vida das estudantes e de toda comunidade ao redor”, disse a coordenadora do projeto, Isabela Gonçalves.
COMO PARTICIPAR
As aulas têm início em março e serão realizadas até dezembro de 2022 durante 3 dias da semana, no período da tarde, das 13h às 18h, na escola E.E. Wadih Jorge Maluf. Para se inscrever, é necessário estar cursando o 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio, ser residente na região do Matão, em Sumaré, e gostar de ciência.
São disponibilizadas 20 vagas. As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Minas em Tech até o dia 11 de março.
Após as inscrições, as meninas irão participar de um processo seletivo que irá avaliar o perfil e a disponibilidade de cada candidata.
O CURSO
Segundo os organizadores, o programa Minas em Tech aplica a metodologia STEAM (Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), desenvolvida pelo MIT para que as alunas tenham os conhecimentos básicos para criar e inovar com tecnologias de transformação digital e sejam capazes de criar aplicativos, softwares, automações eletrônicas, criar projetos de Internet das Coisas, modelar e imprimir peças tridimensionais, aplicar o design thinking para criar projetos do zero, melhorar a comunicação pessoal e a capacidade de trabalho em grupo, desenvolver habilidades de gestão e liderança, entre outros.
“A grade curricular está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, reduzindo a desigualdade de gênero na área de ciências e tecnologia, fornecendo acesso à formação técnica e a tecnologias para pessoas de baixa renda e potencializando o trabalho coletivo em comunidades periféricas”, afirmou a instituição.
Ao longo do período de curso, as alunas também terão atividades práticas, nas quais os professores irão propor alguns desafios, como o de modelagem, utilizando inteligência artificial em uma impressora 3D.
Também fazem parte do escopo do programa as visitas técnicas e de desenvolvimento profissional a laboratórios de universidades e eventos da área para oferecer um conhecimento aprofundado do uso das tecnologias e contribuições para o mundo. Ao final do ano letivo, as meninas irão apresentar um projeto final que englobe iniciativa social e tecnologia para a comunidade.
SERVIÇO
Programa Minas em Tech
Público: Meninas, mulheres trans e Pessoas com Deficiência (PCD) que estejam cursando 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio e que sejam residentes da região do Matão, em Sumaré
Inscrições: de 14 de fevereiro a 11 de março pelo site Minas em Tech
Vagas: 20 – início das aulas após processo seletivo
Curso gratuito