A Defesa Civil emitiu na manhã desta sexta-feira (15) um alerta para o risco de saturação do solo entre hoje e domingo (17), em cidades que estão em estado de atenção devido ao volume de chuvas acumulado nos últimos dias. Segundo o alerta, ainda há previsão de chuvas persistentes, o que podem agravar a deflagração de deslizamentos de terra na região.
Conforme o último balanço da Operação Verão desta manhã, Campinas permanece em estado de atenção com 127,4 milímetros de chuvas acumuladas nas últimas 72 horas.
Além da metrópole, outras nove cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) permanecem em estado de atenção, sendo elas Americana, com acumulado de 112,8 milímetros de chuva, Artur Nogueira (131,8 mm), Atibaia (120,6 mm), Hortolândia (120 mm), Monte Mor (149,5 mm), Nova Odessa (97 mm), Santa Bárbara d’Oeste (135,8 mm), Sumaré (114,1 mm) e Vinhedo (84,9 mm). Já Socorro permanece em estado de alerta, com 21,7 mm acumulados, e aguardando vistoria.
Segundo a Defesa Civil, o solo encharcado de água pelo alto índice pluviométrico pode causar deslizamentos de encostas – principalmente em cidades de montanha e litorâneas – e também provocar, em centros urbanos como Campinas, ocorrências como queda de árvores e de muros.
“Não há uma região da cidade com maior ou menor risco, o alerta vale para o município como um todo”, salientou Sidnei Furtado, diretor da Defesa Civil de Campinas.
Caso ocorra uma situação de risco, a recomendação do órgão é nunca ignorar uma ordem de evacuação, nunca atravessar uma via com água ou lama de deslizamento e ficar alerta para outras ocorrências e, imediatamente, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Evitar também ficar embaixo de árvores e próximo a muros.
SMS
Como medida de prevenção, o cidadão pode se cadastrar no Sistema de Alerta da Defesa Civil, que envia mensagens de texto com recomendações e avisos sobre chuva, raios e temporais. O serviço é gratuito.
Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199 colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.
Em Campinas, cerca de 100 mil pessoas são cadastradas neste sistema.
.