- Publicidade -
CampinasCotidianoDemora na entrega de veículos de leilão da Emdec gera reclamações de compradores

Demora na entrega de veículos de leilão da Emdec gera reclamações de compradores

Pregão foi realizado nos dias 13 e 16 de dezembro de 2024, mas lotes com direito a documentação começaram a ser liberados nesta semana

- Publicidade -

Pessoas que arremataram veículos no último leilão realizado pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) no ano passado tiveram que aguardar mais de três meses para a entrega de alguns lotes. O pregão, intermediado pela plataforma Conceito Leilões, aconteceu no mês de dezembro e ofereceu 488 lotes, sendo 147 deles de veículos com direito à documentação, que começaram a ser liberados só na última terça-feira (18). 

Apesar de ainda estar dentro do prazo segundo os órgãos responsáveis pelo leilão, a espera de três meses para receber o bem adquirido gerou apreensão e insegurança de alguns compradores. O acidade on recebeu o relato de uma compradora que arrematou uma moto por R$ 7,3 mil e até agora não recebeu o veículo. Vivian Pinto trabalha como instrutora e comprou a moto para dar aulas particulares e para o namorado poder utilizar para se deslocar até o trabalho.   

- Publicidade -

Com a demora na entrega, ela questionou a leiloeira diversas vezes ao longo dos três últimos meses, mas não obteve uma previsão definitiva, e chegou até mesmo a pensar se não tinha sido vítima de um golpe.   

“Eu fico preocupada por conta do IPVA, licenciamento, não sei se vai vir tudo quitado, porque tem deste ano e a gente já está no terceiro mês. Entre outras coisas, a moto está lá jogada, talvez esteja estragando mais com sol e chuva. Então, eu paguei por uma coisa que estava de um jeito, e a gente vai encontrar de outro”, conta.   

Assim como Vivian, avaliações na página da Conceito Leilões no Google e no Reclame Aqui mostram outros casos de insatisfação com a demora na entrega dos lotes. “Compramos um carro e duas motos no leilão Emdec de Campinas pela Conceito Leilões. Três meses da compra e nada de liberarem o carro. O atendimento por telefone é genérico e não nos passa informações precisas, não dá para confiar. O pior é o nosso dinheiro que está parado e poderia estar sendo aplicado em outros negócios. É um descaso total com os compradores”, relatou Eduardo Rochini.   

Entenda a demora na entrega de lotes do leilão da Emdec    

Ao acidade on, a Conceito Leilões explicou que, após o pregão realizado nos dias 13 e 16 de dezembro, é necessário um período para fazer procedimentos como recebimentos, conferências de pagamentos, pagamentos de débitos que forem possíveis e só então fazer a solicitação da Inserção de Comunicação de Venda ao Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito do estado de São Paulo), desvinculações de débitos pendentes e retirada de restrições administrativas.  

Segundo a leiloeira, as solicitações de Comunicação de Venda e desvinculação de débitos foram feitas entre o fim de janeiro e começo de fevereiro. O Detran-SP exigiu o envio dos laudos de vistoria e, então, uma nova solicitação foi aberta pela leiloeira no dia 7 de fevereiro com os documentos que estavam faltando.  

- Publicidade -

A resposta do departamento veio no dia 12 de março, solicitando a inserção de todos os documentos novamente, assim como a realização de uma nova solicitação, ainda de acordo com a leiloeira. Por conta disso, o reenvio dos documentos foi realizado no dia seguinte, ou seja, quinta-feira passada (13).   

A Conceito Leilões destaca que a Comunicação de Venda e desvinculação de débitos são procedimentos exclusivamente feitos pelo Detran-SP. Essa etapa antecede a liberação dos veículos do pátio, que é realizada pela Emdec.   

“Portanto, não havia mais procedimentos a serem feitos, por parte do nosso escritório, a não ser o suporte aos arrematantes, via telefone e e-mail”, concluiu a leiloeira.   

Já a Emdec informou que todos os procedimentos que cabem à empresa para a liberação dos veículos leiloados foram cumpridos, dentro dos prazos regulamentados.   

O que diz o Detran-SP?  

O Detran-SP informou que recebeu a documentação adequada por parte dos responsáveis do leilão no dia 13 de março.   

Dos 150 veículos envolvidos no pregão, todos tiveram a desvinculação de débitos registrada na terça-feira (18), segundo o departamento. Desse total, 118 veículos já estão totalmente liberados para os arrematantes.  

- Publicidade -

As outras 32 unidades estão sob análise da B3, responsável pela baixa de gravame financeiro ativo para terceiro (antigo dono). Ainda de acordo com o Detran-SP, a partir de segunda-feira (24) os arrematantes destes veículos também terão a documentação disponível. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Piracicaba se prepara para Paixão de Cristo; veja como assistir ao espetáculo

Policiais auxiliam parto de bebê dentro de casa em Piracicaba

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas