A vacinação contra a dengue avançou 152% nos últimos dois meses em Campinas após o uso de inteligência artificial para lembrar os moradores da importância da segunda dose. A estratégia, adotada pela Prefeitura, envolve um chatbot que envia mensagens automáticas pelo WhatsApp para responsáveis por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com o esquema vacinal incompleto, convocando-os para comparecer aos postos de saúde.
Desde que a ferramenta começou a ser usada para convocação da dose da vacina da dengue, em dezembro de 2024, o número de segundas doses aplicadas passou de 696 em novembro para 1.188 em dezembro e 1.753 em janeiro de 2025. Apesar do avanço, 7,7 mil jovens ainda não tomaram a segunda dose, enquanto outros 3,2 mil precisam aguardar o intervalo recomendado entre as aplicações.
“Após análise dos dados enviados, observamos que a adesão e efetividade foram ainda maiores em comparação com os dados do primeiro uso. É imprescindível que o público-alvo receba as duas doses para evitar sintomas graves e hospitalizações por dengue”
afirma Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas.
O reforço na vacinação acontece em meio ao aumento de casos. Em 2024, Campinas enfrentou a pior epidemia de dengue da história, com 121,8 mil infectados e 90 mortes. Em 2025, já foram confirmados 755 casos da doença.
Como se vacinar contra a dengue em Campinas?
A vacina contra a dengue está disponível nos 68 centros de saúde da cidade, sem necessidade de agendamento. Para receber a dose, basta apresentar um documento de identidade com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. O atendimento ocorre conforme o horário de funcionamento de cada unidade.
Desde o início da campanha, em abril de 2024, Campinas aplicou 31.101 doses da vacina. Veja os números da cobertura vacinal:
- 1ª dose: 21.042 aplicações
- 2ª dose: 10.059 aplicações (56,41% das 17.829 aptas a receber)
- Total de doses aplicadas: 31.101
- Pessoas que aguardam intervalo para a 2ª dose: 3.213
- Esquema vacinal incompleto: 7.770 pessoas (43,58% das aptas a receber)
Como funciona a convocação via WhatsApp?
A ferramenta usada pela Prefeitura é a assistente virtual Ana, integrada ao sistema “Acesso Fácil – Saúde Campinas”. Pelo número (19) 9-9604-3012, o chatbot dispara mensagens para lembrar os responsáveis sobre a necessidade da segunda dose.
A mensagem-padrão informa que não foi identificado em sistema o registro da 2ª dose de vacina contra dengue da pessoa em questão, e a orienta a ir a um Centro de Saúde. Além de aparecer a identificação da Saúde, também há uma imagem escrito “Vacina é vida”. Veja o exemplo na foto abaixo:

Confira o texto completo exibido para cada pessoa:
Olá!
⚠️ Informamos a você, responsável por (nome), que não foi identificado em nosso sistema o registro da segunda dose de vacina contra a dengue.
Garanta as doses completas de proteção.
Procure a sala de vacina de um Centro de Saúde mais próximo.
A Secretaria de Saúde de Campinas agradece sua atenção!
Tem dúvidas sobre vacinas e endereços? Acesse nosso site https://campinas.sp.gov.br/sites/vacina
Na ação mais recente, 6.942 mensagens foram enviadas. O número é inferior ao total de pessoas com esquema vacinal incompleto porque o sistema considera apenas famílias com telefone atualizado no SUS Municipal. A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que os dados estejam sempre corretos.
A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal e reduzir os riscos de complicações causadas pela dengue.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Moradores de Capivari atingidos pela enchente podem sacar FGTS por calamidade
Nova frente fria aumenta risco de chuva na região de Piracicaba