A secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira (16), a 41ª edição do Alerta Arboviroses de 2025, que aponta 22 bairros com alto risco de transmissão da dengue. As regiões terão intensificação das medidas de combate e prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.
Bairros com alto risco de transmissão da dengue
- Região Leste: Vila Brandina, Jardim Paineiras, Cambuí, Vila Eliza, Vila Rossi e Borchi e Taquaral
- Região Noroeste: Jardim Novo Londres, Jardim Roseira, Jardim Ipaussurama, Jardim Alto Ipaussurama e Parque Residencial Vila União
- Região Norte: Parque Santa Bárbara, Parque Fazendinha, Vila Lunardi e Parque Residencial Shalon
- Região Sudoeste: DIC 1, Jardim Ouro Verde e Jardim Melina
- Região Sul: Jardim São Domingos
- Região Sudeste: Jardim Esmeraldina, Jardim Samambaia e Jardim Tamoio
Segundo a secretaria, a definição dos bairros com maior risco de transmissão é feita com base em um monitoramento semanal de indicadores técnicos, que consideram a incidência de casos, densidade populacional, número de imóveis de difícil acesso e intensificação das ações de controle.
Orientações aos moradores
O alerta também se estende aos bairros vizinhos, já que o mosquito pode se deslocar por pequenas distâncias. De acordo com o alerta, a melhor forma de prevenção continua sendo eliminar locais com acúmulo de água, como latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas, além de vedar caixas d’água e manter vasos sanitários inutilizados sempre fechados.

Visitas por agentes
As visitas às residências são realizadas por agentes da empresa Impacto Controle de Pragas, que usam camiseta laranja com logotipo silkado, calça cinza e crachá de identificação. Os líderes vestem blusa verde, e os voluntários usam colete laranja com a frase “Campinas contra o mosquito”.
Em caso de dúvida sobre a identidade dos profissionais, os moradores podem ligar para o 156 (de segunda a sexta) ou para a Defesa Civil, pelo 199, aos fins de semana e feriados.
Ações de combate em 2025
Segundo a Prefeitura, desde o início do ano, Campinas tem ampliado o enfrentamento ao mosquito com uma série de medidas:
- 1.142.452 visitas a imóveis para controle de criadouros (até 7/10)
- Nebulização costal em 212.691 imóveis (até 7/10)
- Nebulização veicular em 9,5 mil imóveis (até 7/10)
- 11 mutirões realizados (até 28/6)
- 43.478 toneladas de resíduos retiradas (até 1/10)
- 137 lideranças comunitárias capacitadas
- 250 brigadistas e 300 servidores treinados
- 76.545 pacientes monitorados com suspeita de dengue, sendo 22.963 reencaminhados aos serviços de saúde
- 53 capacitações para profissionais de saúde
- Instalação de armadilhas em pontos estratégicos
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Campanha Nacional de Multivacinação em Piracicaba terá Dia D; veja quando