A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) realizará uma operação de trânsito e transporte na região central neste sábado (7) devido ao desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência. O desfile também afetará o transporte público no Centro. Mais de 80 linhas de ônibus terão seus itinerários alterados até as 13h (saiba mais abaixo).
O evento ocorre até as 13h, com o palanque principal localizado no Largo do Rosário, em frente ao Fórum. A concentração dos participantes será no cruzamento das avenidas Aquidabã e Francisco Glicério, e o desfile acontecerá no contrafluxo da Avenida Francisco Glicério, após o cruzamento com a Avenida Dr. Moraes Salles. A dispersão ocorrerá nas proximidades das ruas Marechal Deodoro e Delphino Cintra.
Como vai ficar o trânsito durante desfile cívico-militar?
Desde as 5h da manhã, toda a extensão da Avenida Francisco Glicério e algumas vias transversais estão bloqueadas. Às 9h30, a Rua Delphino Cintra também será bloqueada temporariamente a partir da Avenida Orosimbo Maia. Veículos pesados do Exército serão escoltados pelo contrafluxo da Delphino Cintra, seguindo pela Avenida Andrade Neves até a área militar.
Transporte público será impactado pelo desfile de 7 de setembro
O desfile também afetará o transporte público. Mais de 80 linhas de ônibus terão seus itinerários alterados até as 13h. Agentes da Emdec coordenam cerca de 30 pontos de ônibus temporários, enquanto pontos localizados nas vias Francisco Glicério, Moraes Salles, General Osório, Benjamin Constant, Conceição, Irmã Serafina, Anchieta, José Paulino e Campos Sales estão desativados até as 14h.
A Estação Expedicionários também ficará inoperante, e os passageiros deverão utilizar pontos alternativos na Avenida Senador Saraiva ou ao lado da Estação Cultura.
28 pontos de operação e 23 pontos de bloqueios
A operação da Emdec envolve 28 cruzamentos monitorados e 23 pontos de bloqueio. Aproximadamente 90 profissionais estão envolvidos, incluindo 80 agentes de Mobilidade Urbana e seis líderes operacionais, com suporte de equipes semafóricas e da Central de Operações da empresa.
Desde as 6h30, os agentes de mobilidade orientam motoristas e usuários do transporte coletivo sobre os desvios e pontos de embarque alternativos. Faixas informativas foram instaladas na Avenida Francisco Glicério e em vias adjacentes para alertar sobre os bloqueios.
Emdec realiza reserva de vagas na região do desfile
Para coibir o estacionamento de veículos, a Emdec reservou vagas na Avenida Francisco Glicério, entre as ruas Marechal Deodoro e Aquidabã, em ambos os lados da avenida. Também foram feitas reservas para estacionamento de autoridades no entorno do Largo do Rosário, na faixa direita da rua General Osório, no trecho entre as vias Francisco Glicério e Barão de Jaguara.
Outros pontos com reserva de vagas estão sinalizados nas vias Barão de Jaguara, Regente Feijó, José Paulino, Ferreira Penteado e Henrique de Barcelos.
Pontos de táxi também serão remanejados
Pontos de táxi também serão remanejados temporariamente. O ponto do Largo do Pará será transferido para a Rua Barão de Jaguara, e o da Rua José Paulino será movido para ao lado da Catedral Metropolitana, sobre a calçada. O ponto de fretados que fica na Avenida Aquidabã, na altura do número 211, será desativado temporariamente.
Veículos militares foram escoltados para área do desfile
Na madrugada deste sábado, a Emdec e a Polícia do Exército realizaram a escolta de mais de 30 veículos militares e 30 ônibus com as tropas do Exército, priorizando a passagem do comboio em semáforos e cruzamentos. O comboio saiu da Avenida Papa Pio XII, altura da Avenida Getúlio Vargas, em frente à Escola Preparatória de Cadetes do Exército, com desembarque no cruzamento da Avenida Aquidabã com a Rua Boaventura do Amaral.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Frente fria alivia, mas calorão persiste em Piracicaba e região
Suspeita de furto esquece chave do carro em farmácia e é presa