Os detentos do sistema prisional da região de Campinas retomaram as aulas presenciais. Segundo a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), nas unidades prisionais de Campinas, Hortolândia, Sumaré, Americana e Limeira, ao todo são 1.006 reeducandos estão matriculados, sendo que 598 pertencem ao Ensino Fundamental e 408 ao Ensino Médio.
As atividades estavam suspensas desde o início da pandemia para evitar a contaminação da população carcerária e dos próprios docentes pela covid-19. No total, mais de cinco mil pessoas de 39 unidades prisionais voltaram a estudar de forma presencial no início desse mês.
Durante o período, as aulas foram substituídas por roteiros impressos de estudo, com conteúdo e atividades das disciplinas que são ensinadas. Os materiais foram produzidos pelos professores da SEDUC (Secretaria de Estado da Educação) que já ministravam as aulas nas unidades prisionais.
A Secretaria informou ainda que a volta das atividades presenciais é acompanhada por todos os protocolos científicos para a prevenção e o enfrentamento da pandemia de covid-19.