Possíveis presentes para o Dia das Crianças, que será comemorado na quinta-feira da semana que vem (12), podem ter variação de preços de até 250% em lojas virtuais, mostrou uma pesquisa realizada pelo Procon Campinas. Foram coletados os valores de 70 itens entre brinquedos tradicionais, produtos que incentivam a criatividade e que possibilitam a realização de atividades em grupo. As três maiores diferenças de valores foram:
- 270,57% em um quebra-cabeças do Thor
- 118,13% em um jogo de cartas do Pokémon
- 109,56% em um jogo educativo Sudoku
O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 22 de setembro em seis empresas de comércio eletrônico. O Procon Campinas reforça que o consumidor deve pesquisar os preços dos produtos antes de comprá-los. Foram levados em consideração o menor preço à vista de cada produto disponível em cada loja virtual, sem adição de fretes e outras despesas.
LEIA MAIS
Ladrão é preso após quebrar vidros de carros para furto no Mansões Santo Antônio, em Campinas
Outubro Rosa: Campinas tem alta na mortalidade por câncer de mama durante a pandemia
O Procon ressalta que os valores atuais podem ser diferentes, já que estão sujeitos a mudanças conforme a data da compra, inclusive porque podem ocorrer descontos, ofertas e promoções devido à data. A pesquisa completa pode ser acessada no site do Procon (clique aqui).
ORIENTAÇÕES DO PROCON
O Procon indica aos pais, responsáveis ou quem queira presentar uma criança, a estabelecer valores que poderão ser gastos, sem comprometer o orçamento familiar. Confira outras dicas da entidade:
- Os brinquedos devem ter informações claras, precisas e adequadas sobre o preço, características, qualidade, quantidade, origem, composição, garantia, identificação do fabricante, selo de segurança do INMETRO. Caso o brinquedo apresente algum risco – como conter peças pequenas que possam ser engolidas pelas crianças – o dado também deve constar no produto, que deve trazer, ainda, instruções de uso, manuseio e quais são as peças que compõem a produto.
- Evite levar as crianças às compras. Caso os pais ou responsáveis não tenham outra opção, devem conversar sobre o limite de gastos com os pequenos antes de sair de casa.
- Estimule a doação de um brinquedo antigo toda vez que a criança ganhar um novo.
- Compre produtos de acordo com a faixa etária recomendada.
- Adquirira produtos que estimulem a socialização e a criatividade.
- Se optar por eletrônicos como computadores, videogames, TVs, smartphones e tablets, limite o tempo em que as crianças ficam expostas às telas.
- Priorize presentear os pequenos com livros para incentivar hábitos de leitura
- Escolha presentes que possam proporcionar momentos ao ar livre e leve as criança para passear em locais onde tenham contato com a natureza.
Mais orientações podem ser encontradas no informativo desenvolvido pelo Procon Campinas em parceria com o PIC (Plano Primeira Infância Campineira). Acesse o material neste link.
LEIA TAMBÉM
Final da Arena Intergames será neste sábado em Ribeirão Preto; veja programação