A Prefeitura de Campinas realiza neste domingo (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, uma programação especial com atividades recreativas e vacinação no Parque Ecológico Monsenhor José Salim, na Vila Brandina, e no kartódromo da Lagoa do Taquaral.
A ação faz parte da Campanha de Multivacinação 2025, promovida pela secretaria Municipal de Saúde, e tem o objetivo de atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
Também serão aplicadas doses contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos. A mobilização começou no dia 6 e segue até o fim de outubro.
Parque Ecológico
A vacinação no Parque Ecológico acontece das 9h às 11h, próxima ao estacionamento principal, localizado na Rodovia Heitor Penteado, km 3,2, Vila Brandina.
Além da aplicação de vacinas, haverá ação educativa sobre febre maculosa e orientações sobre alimentação saudável, em parceria com a Ceasa Campinas.
O espaço também terá aulas de ritmos, atividades infantis e tenda de massagem, organizadas pelo Rotary Club de Campinas Andorinhas. A caminhada “#Juntos contra a pólio”, promovida pela instituição, também integra a programação. As inscrições para o evento já foram encerradas.
Kartódromo da Lagoa do Taquaral
No kartódromo, a vacinação será realizada das 8h às 12h, na Avenida Dr. Heitor Penteado, 1671.
Vacinas disponíveis
Entre as vacinas oferecidas estão as que protegem contra sarampo, caxumba, rubéola, catapora, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningites C e ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, hepatite A, gripe e febre amarela.
Todas estão disponíveis também nos centros de saúde. Já as vacinas contra dengue e tuberculose (BCG) são aplicadas apenas em unidades básicas.
Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento com foto e caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, ou levar autorização assinada.
Campinas tem 190.882 crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos. A meta é atualizar a caderneta e aplicar doses em falta.
A campanha também inclui o “resgate” da vacinação contra o HPV, voltado a jovens de 15 a 19 anos. A expectativa é alcançar 30 mil pessoas que ainda não foram vacinadas.
Desde abril de 2024, o Ministério da Saúde recomenda dose única contra o HPV para o público de 9 a 14 anos, além da oferta temporária para quem tem 15 a 19 anos e ainda não recebeu a vacina.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Campanha Nacional de Multivacinação em Piracicaba terá Dia D; veja quando