O domingo (2) deve ter temperaturas amenas, com máximas de até 24ºC em Campinas. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a temperatura registrada na cidade era de 14.9ºc às 8h20, com ventos de 8,7 km/h.
No decorrer do dia, há expectativa para aumento na nebulosidade devido à passagem de uma frente fria pelo oceano. Durante o final de semana, as mínimas não devem ultrapassar os 14ºC.
LEIA TAMBÉM
Escola na área rural de Sumaré recebe ‘Cantinho da Leitura’
Emdec bloqueia trânsito em trecho de via do Taquaral no domingo, em Campinas
COMO SERÁ JULHO?
Apesar de estarmos noo Inverno, julho não deve ter temperaturas muitos baixas e grandes episódios de frente fria devido à influência do El Niño, fenômeno que causa um aquecimento em todo o globo. Porém, existe a previsão de duas frentes frias previstas para a segunda quinzena do mês.
De acordo com a previsão estendida, as temperaturas devem apresentar clima acima da média para o período na região de Campinas, com mínimas de 12,4ºC e máximas de 25,4ºC.
“Espera-se que seja um mês com temperaturas de normal a acima da média”, explica a meteorologista Ana Ávila, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.
QUAL SERÁ A INFLÊNCIA DO EL NIÑO?
Durante a primeira quinzena de julho, as frentes frias devem passar pelo oceano, sem grande impacto no continente ou na região de Campinas. Isso ocorre devido ao fenômeno do El Niño, que provoca uma massa de ar seco densa e quente. Com isso, o ar frio não consegue passar.
“A gente fica com a massa de ar seco mais persistente aqui na nossa de região. Essa massa de ar seco vai se tornando mais quente e as frentes frias não conseguem avançar. Elas passam mais pelo oceano e com pouca intensidade no continente”, explica Ávila.
LEIA MAIS
Dólar cai para R$ 4,79 e encerra semestre com queda de 9,28%