Campinas terá um domingo (6) de tempo firme e predomínio de sol. Por volta das 8h10, a temperatura registrada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, era de 17,6 ºC, com ventos de 20,3 km/h. Ainda de acordo com o Centro, há possibilidade de períodos de céu nublado no final da manhã e à tarde.
A previsão também aponta ventos moderados durante o dia, soprando um pouco mais fortes a partir do entardecer e à noite. As temperaturas voltam a subir de forma muito lenta nos próximos dias, permanecendo abaixo da média no mínimo até meados da próxima semana. Hoje, as temperaturas ficam entre 12 e 25ºC.
RADIAÇÃO SOLAR
Nesta época do ano, a radiação solar já é mais intensa. Portanto, debaixo da luz solar direta a sensação térmica pode aumentar “e o conforto térmico pode variar muito ao longo do dia, pela ação conjunta de temperatura, ventos e radiação solar, e a radiação UV pode resultar em queimaduras”, afirma o informativo do Centro.
LEIA TAMBÉM
Funcionários ficam feridos após acidente com reator em Paulínia
Passagem aérea: veja porque ficou tão caro viajar de avião no Brasil
PRÓXIMOS DIAS
De acordo com o Cepagri, as maiores chances de chuva se concentram a partir do dia 9, “quando os volumes também devem ser mais expressivos”. Contudo, o Centro reforça que não se descarta a ocorrência de pancadas rápidas e isoladas entre segunda (7) e terça-feira (8).
NO ESTADO
Para o domingo, segue a tendência de chuvas isoladas no litoral. Além disso, uma maior convergência de umidade nos níveis baixos sobre o centro-sul de Minas Gerais, aliada à condição de instabilidade termodinâmica, favorece pancadas de chuva em território mineiro e deverá repercutir em toda a faixa de divisa no estado de São Paulo entre a tarde e a noite.
Essas pancadas devem ser rápidas e isoladas, mas em alguns casos podem ser acompanhadas por trovoadas. A segunda-feira (7) deve manter esse quadro, mas com maiores chances de chuvas e temporais na faixa de divisa com Minas Gerais.
As temperaturas voltam a subir gradativamente, especialmente as máximas, e em um ritmo mais acentuado no oeste paulista. No entanto, para boa parte do estado as madrugadas ainda devem trazer a sensação de frio pelo menos até o começo da próxima semana.
LEIA MAIS