O dono da casa que pegou fogo no bairro Casa Verde, em Vinhedo, no início da madrugada desta terça-feira (1º), está desaparecido. A informação foi confirmada pela Defesa Civil.
Além disso, um homem morreu no incidente e outro está internado em estado grave com 80% do corpo queimado (saiba mais abaixo).
De acordo com vizinhos, as chamas tomaram conta da casa após três explosões. A residência ficou completamente destruída. Mais cedo, o Corpo de Bombeiros informou que havia suspeita de explosão de um botijão de gás.
“Foram três estouros. Muito forte. De chegar a tremer a casa. Todo mundo saiu para a rua. As pessoas que estavam nos barzinhos, comemorando Carnaval, também saíram. A rua encheu de pessoas”, disse a vizinha Adriana Gate.
Um dos bombeiros que atendeu o caso disse que a casa estava completamente consumida pelas chamas quando a corporação chegou no local e que parte do telhado e da parede tinham cedido.
“A maior dificuldade é que é um ambiente que a gente não sabe o que vai encontrar. Na casa tem dois botijões de gás, o que poderia ocasionar outra explosão, além de muita fumaça e muito calor”, disse ele.
No momento, o incêndio está sendo classificado como causa desconhecida, segundo a Defesa Civil. A Polícia Militar, Civil e a Polícia Científica estão no local.
IDOSO DESAPARECIDO
Na residência morava um casal de idosos. A mulher estava viajando e Nivaldo Carneiro da Silva, de 78 anos, ainda não foi encontrado.
Durante a manhã e a tarde, os bombeiros fizeram o trabalho de rescaldo e demolição da estrutura da residência para verificar se o idoso desaparecido não está entre os escombros.
Na primeira varredura, feita logo após as chamas serem apagadas, foi localizado apenas o corpo de um dos cachorros da família. O outro animal foi salvo por uma vizinha.
No fundo do imóvel há outras três casas alugadas. As famílias conseguiram sair pelos fundos pulando o muro no momento do incêndio. Um carro também foi danificado pelas chamas.
“Eu acordei com a explosão. Ai eu abri a porta e quando eu vi o fogo já estava consumindo a lateral da casa. Um desespero para sair todo mundo lá de dentro, com criança, vidro estourando pra todo lado. Coloquei a escada e pulei por cima do telhado”, disse o morador da casa dos fundos Diógenes.
VÍTIMAS DO INCÊNDIO
Dois vizinhos tentaram ajudar apagar as chamas. Entretanto, Geraldo Oliveira Rodrigues, de 39 anos, acabou morrendo em decorrência das queimaduras.
Conhecido na região como Gegê, a vítima era motorista de aplicativo. Segundo investigações preliminares, ele teria deixado o carro longe da residência para tentar apagar as chamas.
Já o outro vizinho, um homem identificado até o momento pela Defesa Civil como Wendel, está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa do município em estado grave com 80% do corpo queimado.
INVESTIGAÇÕES
O caso registrado como incêndio e morte suspeita no plantão policial do município. A causa do incêndio ainda não foi identificada. A Defesa Civil do Estado também foi acionada e monitora a situação.