Quem gosta de observar fenômenos no céu já pode marcar o dia 14 de outubro na agenda. Neste sábado (14) irá acontecer um eclipse solar, com a Lua passando entre o Sol e Terra, e que poderá ser visto do Brasil. Nas regiões Norte e Nordeste, o eclipse solar será anular, com cobertura total. Já na região de Campinas, o eclipse poderá ser visto parcialmente, com cobertura de 48% do Sol.
De acordo com o astrônomo do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, Júlio Lobo, o eclipse terá início por volta das 15h40. O auge do fenômeno está previsto para as 16h40 e o término, às 17h40. Ao todo, o eclipse solar deve durar cerca de duas horas.
“O Sol não vai ficar totalmente ocultado, eclipsado, pelo ângulo que vai estar a Lua em relação a Terra”, afirma.
Segundo o astrônomo, esse é o primeiro evento do gênero em três anos, já que a última vez que tivemos um eclipse solar foi no dia 14 de dezembro de 2020. Com isso, o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini estará aberto a partir das 15h30.
Dicas de observação
O astrônomo Júlio Lobo também faz alguns alertas importantes para observar o eclipse solar parcial com segurança. Confira:
- Nunca observe o Sol diretamente
- Nunca observe o Sol com instrumentos astronômicos, como telescópios, binóculos ou lunetas
- Não use óculos tipo Ray Ban ou óculos escuros em geral
- Não use chapa de Raio-X e nem bacia d’água para ver o eclipse.
- O mais indicado é usar um filtro tipo “máscara de soldador” número 14, que deve ser vendido em casas de ferragens
Eclipse anular
As capitais João Pessoa e Natal terão visão privilegiada do fenômeno. Outros estados que poderão ver o eclipse solar anular acontecendo são Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Tocantins.
Para quem quiser observar o fenômeno completo, independentemente do local, poderão assistir o eclipse pela transmissão ao vivo na página do Observatório Nacional, com live a partir das 11h30.
Próximo evento
Ainda segundo Júlio Lobo, o próximo eclipse com visibilidade na nossa região será apenas em 2027, no dia 06 de fevereiro. Nesta ocasião, o Sol vai ficar 82% eclipsado.
“Vai ser muito interessante porque vai ser bem perto da hora do almoço. Então, vai ser como se estivesse no entardecer”, finaliza Júlio Lobo.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294