O chamado “efeito cebola” vai prevalecer em Campinas nesta terça-feira (8), quando os termômetros terão mínima de 16°C e máxima de 29°C, segundo o boletim do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. Nos próximos dias, há chance das chuvas voltarem à região e ao estado de SP (leia mais abaixo).
“A previsão é de nebulosidade variando entre predomínio de sol a céu parcialmente nublado. Os ventos voltam a soprar com menor intensidade, e as temperaturas ficam entre 16°C e 29°C – uma grande amplitude térmica, que compreende temperaturas relativamente baixas ao amanhecer, e temperaturas associadas ao ‘calor’ à tarde”, diz o texto da entidade.
O que é o ‘efeito cebola’?
O “fenômeno” é caracterizado pela amplitude térmica associada ao Outono, estação na qual o dia amanhece frio, tem calor à tarde e volta a ser frio com o avanço da noite e nas madrugadas. Segundo o Cepagri, a sensação deve se reduzir nesta quarta-feira (9), quando o boletim estima termômetros com mínimas em torno dos 19°C e máximas perto de 30°C.
Além disso, há chance de chuva. “A tendência para a quarta é de céu parcialmente nublado a nublado. Uma área de baixa pressão entre o Sul e o Sudeste brasileiros proporciona condição de tempo instável novamente, com previsão de chuvas na RMC”, detalha o boletim, que não descarta precipitações contínuas e temporais com raios na região.
E depois disso?
Ainda conforme o Cepagri, a quinta-feira (10) “deverá manter a condição favorável à chuvas e temporais”, mas o quadro ainda deve ser revisado pelos especialistas ao longo da semana. De acordo com a Climatempo,o tempo deve seguir instável no resto da semana. Veja:
- Quinta-feira: mínima de 18°C e máxima de 26°C. Sol com algumas nuvens, chove rápido durante a noite.
- Sexta-feira (11): mínima de 16°C e máxima de 27°C. Sol o dia todo, com muitas nuvens de manhã. À noite, pancadas de chuva.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Empresário de Piracicaba está na lista dos 47 bilionários brasileiros da Forbes
Vacinação contra a gripe começa hoje em Piracicaba; veja quem pode receber a dose