- Publicidade -
CotidianoEm meio a lotação, Mário Gattinho, em Campinas, abre 15 leitos de enfermaria

Em meio a lotação, Mário Gattinho, em Campinas, abre 15 leitos de enfermaria

Com ampliação, estrutura da Rede Mário Gatti para o público infantil terá 45 leitos pediátricos de enfermaria

- Publicidade -

 

Hospital recebe novos leitos a partir de hoje (Foto: Fernanda Sunega/PMC)
Hospital recebe novos leitos a partir de hoje (Foto: Fernanda Sunega/PMC)

 

A Unidade Pediátrica Mário Gattinho, em Campinas, abrirá 15 novos leitos de enfermaria nesta quarta-feira (22). Com a ampliação, a intenção da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar é reforçar o atendimento no período de sazonalidade das doenças respiratórias, que ocorre nos meses de Outono e Inverno. 

Nesta semana, por dois dias seguidos a unidade registrou lotação e demora no atendimento (leia mais abaixo). Segundo a prefeitura, o hospital está sobrecarregado e atende cerca de 252 dias crianças por dia. 

A taxa de ocupação dos leitos infantis nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) dos hospitais municipais está em 100%. Até ontem, a cidade estava com 26 crianças em leitos de retaguarda aguardando vagas na enfermaria. 

COMO FICA?

Com a ampliação, a partir de hoje a Rede passará a contar com 45 leitos pediátricos de enfermaria, sendo 19 no quarto andar do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, 15 no Mário Gattinho e 11 no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde), além de 15 leitos de UTI no Hospital Ouro Verde e 16 no Hospital Mário Gatti.

- Publicidade -

HISTÓRICO

O Mário Gattinho já deveria ter recebido novos leitos até fevereiro, mas as condições do tempo atrasaram o cronograma definido inicialmente pela rede municipal. A unidade pediátrica começou a funcionar em dezembro. Na época, o planejamento era transferir em até dois meses os leitos de enfermaria e UTI do quarto andar do Mário Gatti.

Como isso não ocorreu, o novo prazo estabelecido pelo município foi de conclusão de obras em 24 de março, seguido de limpeza, instalação de mobiliário e início das internações em abril. Contudo, a data foi antecipada para suprir a demanda da área de saúde.

 

LEIA TAMBÉM

Cliente é baleado por funcionário após confusão em loja de conserto, em Campinas

Veja a previsão do tempo para a quarta-feira em Campinas
 

DEMORA NO ATENDIMENTO

A unidade pediátrica municipal Mário Gattinho registrou lotação e demora no atendimento de crianças na noite da última segunda-feira (20). Também ontem (21), a reportagem da EPTV mostrou filas e muitos pais com crianças esperando horas pelo atendimento médico. 

 

Unidade pediátrica Mário Gattinho registrou lotação e demora no atendimento, em Campinas (Foto: Cinthia Rezende Santos)
Unidade pediátrica Mário Gattinho registrou lotação e demora no atendimento, em Campinas (Foto: Cinthia Rezende Santos)

 

Questionada sobre a demora no atendimento, a Prefeitura de Campinas informou que a demanda de crianças com sintomas respiratórios nas unidades de pronto atendimento e pronto-socorro da Rede Mário Gatti vem aumentando significativamente.

Segundo a Administração, ontem, a taxa de ocupação dos 31 leitos infantis nas UTIs dos dois hospitais municipais estava em 100%. De acordo com a Saúde, no Hospital Ouro Verde havia 11 crianças em enfermaria e 13 em leitos de retaguarda, enquanto no hospital Mário Gatti eram 15 em enfermaria e 13 em leitos de retaguarda no Mário Gattinho.

“Frente a esta pressão da sazonalidade das doenças respiratórias em crianças, a gestão antecipou a entrada em funcionamento da enfermaria do Mário Gattinho, com 15 leitos, para essa quarta-feira. O Mário Gattinho é uma unidade porta aberta e todas as crianças que chegam passam por acolhimento assim que chegam e são classificadas conforme o risco. Casos urgentes são priorizados e atendidos primeiro. A Rede reitera que casos de menor gravidade devem procurar o Centro de Saúde”, informou em nota.

TOTAL DE LEITOS

O objetivo é que o Mário Gattinho funcione com 100% da capacidade a partir de abril, quando terá 56 leitos, 13 a mais em relação aos atuais. Serão 14 vagas de UTI, 15 de enfermaria, nove de retaguarda e dois de urgência. Além disso, também haverá vagas que poderão ser convertidas em caso de necessidade.

“Nove leitos para internação de lactentes (crianças até dois anos de idade) que poderão ser convertidos em leitos de unidade de cuidados intermediários em caso de necessidade, além de área para recuperação pós-anestésica (RPA) com quatro leitos e mais três leitos-dia”, explica o comunicado da Prefeitura.

SINTOMAS RESPIRATÓRIOS

Seundo a Saúde, a demanda de crianças com sintomas respiratórios nas unidades de pronto atendimento e pronto-socorro da Rede Mário Gatti vem aumentando significativamente.

Em janeiro, foram atendidas 9.520 crianças, das quais 2.579 com sintomas respiratórios. Em fevereiro, foram 6.481 de um total de 17.821 atendimentos. Já em março, até o último domingo (19), das 15.103 consultas, 6.139 crianças apresentavam sintomas respiratórios.

Após as intensas chuvas que caíram em Campinas desde dezembro, a Rede Mário Gatti estabeleceu um novo cronograma para entrada plena em funcionamento da Unidade Pediátrica Mário Gattinho a partir de abril. Com a pressão da sazonalidade das doenças respiratórias em crianças, a entrada em funcionamento da enfermaria, com 15 leitos, foi antecipada.

 LEIA MAIS

IR 2023: saiba como doar parte do imposto a projetos sociais

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -