O número de multas pelo uso irregular de faixas exclusivas de ônibus, em Campinas, saltou de 736 entre janeiro e março de 2023 para 1.900 no mesmo período deste ano. Os dados são da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e indicam um aumento de 158% nas infrações.
A avenida campeã neste tipo de flagrante é a Amoreiras, onde é comum o tráfego de motoristas e motociclistas em diversos trechos do corredor. Outras vias, porém, também aparecem na lista de pontos com mais irregularidades. Entre elas, ligações importantes no Centro e em outros bairros do município:
Rua José Paulino
Avenida Campos Sales
Avenida Doutor Moraes Salles
Rua Doutor Buarque de Macedo
Rua Irmã Serafina
Rua Carolina Florence
Avenida Ruy Rodriguez
Avenida John Boyd Dunlop
Uso de faixas exclusivas acontece em vários horários
A utilização irregular acontece em diversos períodos do dia. Inclusive, em momentos em que o tráfego é baixo e não há justificativa para o escape pelo espaço exclusivo. Em algumas regiões, filas de carros e motos se formam nesses trechos, principalmente em semáforos e cruzamentos de vias movimentadas.
Em algumas ruas e avenidas, o uso dessas faixas é proibido entre 6h e 8h e 16h e 19h, horários em que os motoristas e motociclistas também não respeitam a regra. Em todas as ligações, o uso para conversões é permitido perto das esquinas. Só que os condutores costumam seguir nas faixas por muito tempo.
Até mesmo corredores do sistema BRT em lugares como as avenidas Amoreiras, John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez costumam ser usados todos os dias.
O que dizem a Emdec e a lei?
Segundo a Emdec, a circulação na faixa ou via de trânsito exclusivo de veículos do transporte público coletivo é fiscalizada pelos agentes e esse trabalho está limitado ao efetivo de profissionais, que atua de forma volante pela cidade.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), circular indevidamente nas faixas exclusivas para o transporte público é infração de trânsito gravíssima, que gera sete pontos na carteira e aplicação de multa no valor de R$ 293,47.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Homem é preso com 68 kg de droga após ultrapassagem
Entregador de Piracicaba leva tiro depois de discutir com motorista