- Publicidade -
CotidianoEmdec multa 1,9 mil motoristas em faixas exclusivas de ônibus neste ano; alta é de 158%

Emdec multa 1,9 mil motoristas em faixas exclusivas de ônibus neste ano; alta é de 158%

Número de multas por trafegar nos espaços destinados aos ônibus saltou de janeiro a março deste ano

- Publicidade -

O número de multas pelo uso irregular de faixas exclusivas de ônibus, em Campinas, saltou de 736 entre janeiro e março de 2023 para 1.900 no mesmo período deste ano. Os dados são da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e indicam um aumento de 158% nas infrações.

A avenida campeã neste tipo de flagrante é a Amoreiras, onde é comum o tráfego de motoristas e motociclistas em diversos trechos do corredor. Outras vias, porém, também aparecem na lista de pontos com mais irregularidades. Entre elas, ligações importantes no Centro e em outros bairros do município:

Rua José Paulino

Avenida Campos Sales

Avenida Doutor Moraes Salles

Rua Doutor Buarque de Macedo

Rua Irmã Serafina

- Publicidade -

Rua Carolina Florence

Avenida Ruy Rodriguez

Avenida John Boyd Dunlop

Uso de faixas exclusivas acontece em vários horários

A utilização irregular acontece em diversos períodos do dia. Inclusive, em momentos em que o tráfego é baixo e não há justificativa para o escape pelo espaço exclusivo. Em algumas regiões, filas de carros e motos se formam nesses trechos, principalmente em semáforos e cruzamentos de vias movimentadas.

Em algumas ruas e avenidas, o uso dessas faixas é proibido entre 6h e 8h e 16h e 19h, horários em que os motoristas e motociclistas também não respeitam a regra. Em todas as ligações, o uso para conversões é permitido perto das esquinas. Só que os condutores costumam seguir nas faixas por muito tempo.

Até mesmo corredores do sistema BRT em lugares como as avenidas Amoreiras, John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez costumam ser usados todos os dias.

O que dizem a Emdec e a lei?

Segundo a Emdec, a circulação na faixa ou via de trânsito exclusivo de veículos do transporte público coletivo é fiscalizada pelos agentes e esse trabalho está limitado ao efetivo de profissionais, que atua de forma volante pela cidade.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), circular indevidamente nas faixas exclusivas para o transporte público é infração de trânsito gravíssima, que gera sete pontos na carteira e aplicação de multa no valor de R$ 293,47.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Homem é preso com 68 kg de droga após ultrapassagem

Entregador de Piracicaba leva tiro depois de discutir com motorista

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -