A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) vai distribuir antenas corta-pipa para motociclistas nesta quinta-feira (13), em Campinas. A iniciativa tem a intenção de proteger os motociclistas da cidade dos perigos relacionados aos acidentes causados por linhas de pipa com cerol. Durante o mês de julho, devido às férias escolares, aumentam os casos de acidentes envolvendo pipas. A distribuição das antenas corta-pipa ocorrerá na região do Balão do Londres, das 9h às 12h.
Na ação, uma equipe da Emdec estará no local para orientar os motociclistas sobre medidas de segurança e as antenas corta-pipa serão instaladas nos veículos.
O cerol é uma mistura cortante composta por vidro moído e cola, que é aplicada na linha de pipa. Essa linha afiada possui o potencial de cortar tanto as linhas de outras pipas, causando disputas entre os empinadores, quanto pode ser um perigo para pessoas que transitam nesses ambientes.
Durante as férias, há um aumento significativo de crianças e adolescentes empinando pipas nas ruas, o que aumenta a incidência desses incidentes.
LEIA TAMBÉM
Suspeitos de roubo de carro morrem em troca de tiros com a PM após perseguição na região
Em Campinas, o uso, posse, fabricação e venda de cerol ou qualquer outro tipo de cortante são considerados crimes pela lei Lei nº 13466. Caso a lei estadual seja descumprida, usuário e estabelecimento responsável pela venda podem ter de pagar multa.
LEIA MAIS
Aniversário de Campinas: veja a programação de shows e festas