A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) vai instalar dois radares em uma das travessias da Avenida John Boyd Dunlop, na região do Satélite Íris, em Campinas. Os equipamentos vão funcionar na altura da Estação BRT Bandeirantes e vão fiscalizar o limite de velocidade e o avanço de semáforo.
Os dispositivos serão ligados no dia 2 de junho nos dois sentidos de circulação. “O monitoramento contempla a marginal da Avenida JBD – Nadir Dias de Oliveira/Tom de Araújo. Os equipamentos vão fiscalizar o cumprimento da velocidade regulamentada, que é de 50 km/h, e avanço semafórico“, explica a empresa.
A Estação Bandeirantes integra o Corredor BRT Campo Grande e é atendida pelas linhas BRT20 (Campo Grande) e BRT25 (Satélite Íris). Além da presença de usuários do Corredor BRT Campo Grande e de linhas convencionais, a travessia recebe fluxo de pedestres de um atacado próximo, na Avenida Oswaldo Veiga.
O que a Emdec argumenta para instalar os equipamentos?
O órgão responsável pelo trânsito justifica que o objetivo da medida “é garantir proteção aos pedestres e usuários do transporte público coletivo”, já que o local registrou diversos acidentes entre 2024 e este ano.
“Em 2024, esse ponto da avenida JBD, próximo à Estação BRT Bandeirantes, computou 29 sinistros (acidentes), na soma dos dois sentidos: 13 com vítimas feridas, 15 sem vítimas e um atropelamento. Em 2025, foram quatro ocorrências no total: três com vítimas feridas e uma sem vítimas”, detalhou o comunicado.
Radares serão remanejados de outras vias
Os radares instalados na travessia foram remanejados de pontos das avenidas Antônio Carlos Couto de Barros, Júlio Prestes e John Boyd Dunlop (próximo à Avenida Brasília). “Não houve, portanto, ampliação do número de 144 pontos de fiscalização eletrônica ativos em Campinas”, pontua o informativo da empresa.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba realiza mutirão de vacinação contra a gripe amanhã; veja postos
SBO terá Festival Gastronômico gratuito; restaurantes podem se inscrever