- Publicidade -
CotidianoEntenda o que falta saber sobre acidente com avião da Voepass em Vinhedo

Entenda o que falta saber sobre acidente com avião da Voepass em Vinhedo

Cenipa divulgou relatório preliminar nesta sexta-feira (5), mas não apontou causas do acidente; 62 pessoas morreram na queda do avião

- Publicidade -

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) divulgou relatório preliminar sobre a queda do avião da Voepass nesta sexta-feira (6), sem apontar as causas do acidente.

Apesar disso, o documento traz informações importantes, principalmente sobre a possibilidade de formação de gelo. De acordo com o relatório, os tripulantes teriam relatado falha no sistema antigelo. Além disso, o sistema de proteção foi ligado e desligado diversas vezes durante o percurso, mesmo enquanto a aeronave emitia sinais de alerta – leia mais abaixo.

O acidente aéreo aconteceu no dia 9 de agosto em Vinhedo. A aeronave fazia o voo 2283, entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP). Ao todo, 62 pessoas morreram, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.

De acordo com o chefe do Cenipa, brigadeiro Marcelo Moreno, todas as informações precisam ser esclarecidas, para que seja possível identificar o que pode ter causado a queda da aeronave.

“Quando investigamos, nós estamos montando um quebra-cabeças. Para montar um quebra-cabeças, você necessita primeiro saber se você tem todas aquelas peças, para depois começar a organizá-las e lá na frente, fechar um quadro que vai nos mostrar o que pode ter acontecido. Nós estamos na etapa justamente de tentar identificar todas essas peças do quebra-cabeça”,

explicou durante coletiva de imprensa.

O que falta saber sobre acidente com avião da Voepass?

O relatório preliminar trouxe informações importantes coletadas das caixas-pretas do avião, que armazenam o áudio da cabine e outras informações, como altitude, velocidade, posição dos manetes e outros dados técnicos.

  • Tripulação reportou falha no sistema antigelo: as gravações apontam que a tripulação reportou uma falha no sistema antigelo. No entanto, os dados coletados até o momento não permitem confirmar se essa falha realmente ocorreu e se teve impacto no desempenho da aeronave. 
  • Sistema antigelo do avião foi ligado e desligado diversas vezes: de acordo com o relatório, o sistema de detecção de gelo alertou os pilotos pelo menos seis vezes durante o voo. O sistema antigelo, por sua vez, foi ativado e desativado cinco vezes, conforme os registros. Não foi possível determinar se ele foi desligado manualmente ou se apresentou algum problema técnico, mas a tripulação havia relatado uma falha logo no início do trajeto.
  • Condições meteorológicas: as análises de condições meteorológicas, que estavam disponíveis antes da decolagem, confirmavam a condição de formação de gelo severo na rota. No entanto, ainda será necessário apurar a temperatura e umidade exatas no momento do acidente para compreender a quantidade de formação de gelo.
  • Treinamento dos pilotos: de acordo com relatório preliminar do Cenipa, os pilotos haviam cumprido treinamentos teóricos e práticos, inclusive para emergências e gerenciamento de voo em condições de formação de gelo. Mas, ainda será necessário apurar o desempenho da tripulação técnica ante a situação.
  • Manutenção da aeronave: O documento também afirma que o avião estava com registros de manutenção atualizados. Porém, os investigadores ainda irão analisar a condição de aeronavegabilidade, com especial atenção aos sistemas antigelo e de proteção contra a perda de sustentação da aeronave.

Três principais linhas de investigação:

  • fator humano – que irá apurar o desempenho da tripulação técnica ante a situação;
  • fator material – que investigará a condição de aeronavegabilidade, com especial atenção aos sistemas anti-icing, de-icing e de proteção contra a perda de sustentação da aeronave; e
  • fator operacional – que analisará os elementos relacionados ao ambiente operacional que podem ter levado ao acidente.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

- Publicidade -

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA

Frente fria alivia, mas calorão persiste em Piracicaba e região

Suspeita de furto esquece chave do carro em farmácia e é presa

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -