A Prefeitura de Campinas vai reabrir neste sábado (4), a partir das 6h, o entorno da Lagoa do Taquaral, que estava bloqueado há um mês, desde o dia 3 de fevereiro por recomendação do Ministério Público. Na época a intenção era evitar acidentes envolvendo árvores ou galhos naquela região.
Vale destacar que o parque segue fechado ainda sem prazo determinado para sua reabertura. A área verde foi fechada pela Prefeitura após um eucalipto de grande porte cair e matar uma criança no dia 24 de janeiro.
Segundo a Administração, será liberado o trânsito no trecho da Avenida Heitor Penteado, entre a Avenida Almeida Garret e o 4º Distrito Policial. O trecho, que estava interditado, causava reclamações de moradores e frequentadores do parque.
“Durante este período, a Secretaria de Serviços Públicos fez o manejo, poda e outras intervenções necessárias de todas as árvores, especialmente os eucaliptos, próximas ao alambrado”, informou a Prefeitura em nota.
LEIA TAMBÉM
Campinas prevê corte de 181 árvores do Taquaral em até 10 dias; fotos mostram remoções no parque
Após extração de árvores, Campinas planeja novo bosque na Lagoa do Taquaral
QUIOSQUES
Com a abertura da avenida para o trânsito de veículos, pedestres e ciclistas, os 20 quiosques da área externa do parque, que estavam no trecho interditado, também estão autorizados a reabrir e voltar às atividades comerciais.
“Os permissionários da Lagoa do Taquaral ficaram isentos de pagar a taxa de uso do solo para a Setec, conforme parecer jurídico, durante o período em que não puderam exercer as atividades”, informou a Prefeitura.
OPERAÇÃO LAGOA
No domingo, 5 de março, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) retoma a “Operação Lagoa”, que é a abertura da pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado, no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz, para atividades esportivas e recreativas de pedestres e ciclistas e fechamento para o trânsito de veículos. A “Operação Lagoa” ocorre no período das 7h às 13h, aos domingos e feriados.
A área interna da Lagoa do Taquaral permanecerá fechada por mais alguns dias. A interdição total do parque também é uma recomendação do Ministério Público e, por isso, o parque será reaberto quando todos os possíveis riscos forem sanados.
CORTE DE ÁRVORES
Campinas iniciou nesta semana os trabalhos de extração ou poda de 181 árvores condenadas na Lagoa do Taquaral. Os cortes começaram na segunda-feira (27) após equipes finalizarem a retirada total ou parcial de 55 eucaliptos que ficavam próximos ao que caiu e matou Isabele Fermino, de sete anos. A tragédia completou um mês na última sexta-feira (24).
Segundo a secretaria de Serviços Públicos, a previsão é que a retirada leve cerca de 10 dias. Após o período, o DPJ (Departamento de Parques e Jardins) tem a intenção de pedir a reabertura do parque.