- Publicidade -
CotidianoEscola de Hortolândia com 57 casos de mão-pé-boca marca retorno das aulas

Escola de Hortolândia com 57 casos de mão-pé-boca marca retorno das aulas

Atividades presenciais foram suspensas após recomendação da pasta de Saúde de Hortolândia; confira e entenda os sintomas da doença

- Publicidade -

 

A Prefeitura de Hortolândia informou nesta quinta-feira (30) que as aulas presenciais devem ser retomadas em uma semana na Emeief (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental) João Carlos do Amaral Soares, no bairro Nova Hortolândia, onde 57 casos da síndrome mão-pé-boca foram registrados ao longo deste mês. O balanço considera casos positivos e suspeitos da doença. 

Na manhã de ontem (29), a secretaria de Saúde da cidade informou que orientou a pasta de Educação, Ciência e Tecnologia a “cancelar as aulas presenciais na escola, conforme o protocolo do Ministério da Saúde, que orienta o afastamento quando são constatados 30% (podendo variar de acordo com avaliação técnica) de casos suspeitos ou confirmados da síndrome em uma sala”. 

Conforme a administração, a medida foi adotada porque a síndrome é “altamente contagiosa”. Além disso, de acordo com a Educação, “as crianças afastadas continuam a ter garantidas atividades pedagógicas domiciliares”. Enquanto isso, a Saúde “orientou a escola a reforçar as medidas de higienização”. O mesmo alerta foi feito às demais unidades municipais e estaduais do município.

Conforme a orientação ministerial, caso a criança seja acometida pela doença mãe-pé-boca, o isolamento social é recomendado por um prazo de sete dias e até que os sintomas desapareçam.

 

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Clínica que mantinha pacientes em cárcere cobrava até R$ 2 mil por internação na região de Campinas

Anvisa suspende fabricação e venda de alimentos da marca Fugini

 

SURTOS EM CAMPINAS

Em Campinas, a Administração confirmou a ocorrência de 101 surtos somente neste ano. O contágio aumentou 391% em relação aos três primeiros meses de 2022 e fez a Saúde emitir um alerta aos pais e responsáveis. Ao todo, foram 467 crianças contaminadas na cidade entre janeiro e março de 2023. No mesmo período do ano passado, foram 17 surtos e 95 infectadoss até março (LEIA MAIS AQUI).

TRANSMISSÃO E SINTOMAS

A transmissão acontece pelo contato com saliva, secreções, fezes, objetos e superfícies infectadas. A doença é causada pelo vírus coxsackie, pertencente aos enterovírus, que habitam o sistema digestivo e também podem provocar estomatites. A síndrome tende a afetar crianças menores de cinco anos. o sinal característico da infecção é percebido através do surgimento de manchas vermelhas nas mãos, nos pés e na boca. O quadro pode ser acompanhado de febre, diarreia, vômito e falta de apetite. 

 

LEIA MAIS

Nova fonte de água na Lua é descoberta por cientistas

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -