- Publicidade -
CotidianoEstado anuncia expansão da capacidade de público em eventos

Estado anuncia expansão da capacidade de público em eventos

Medida entra em vigor nesta quinta-feira e prevê ampliação gradativa da ocupação dos espaços de eventos esportivos, culturais e de lazer

- Publicidade -

Rodeio de Jaguariúna acontece no final deste ano (Foto: Divulgação/Rodeio de Jaguariúna)
Rodeio de Jaguariúna é um dos primeiros grandes eventos da região (Foto: Divulgação/Rodeio de Jaguariúna)

Cidades turísticas do Circuito das Águas já podem programar eventos com a capacidade total de público (100%) a partir de 1º de novembro. Nesta quarta-feira (6), a gestão João Doria (PSDB) anunciou que shows, espetáculos, atividades de entretenimento e  modalidades esportivas poderão ampliar gradativamente o número de espectadores e participantes já no decorrer deste mês.  

As medidas são as mesmas já adotadas para os estádios de futebol e terão que  respeitar as normas sanitárias e limites de ocupação dos espaços indicados pelo Comitê Científico de São Paulo.

Até o dia 15, a ocupação deverá ser de até 30%. Entre os dias 16 e 31, será de até 50%. Em 1º de novembro, poderá ser utilizada até 100% da capacidade do local.

Para entrar e participar nos eventos, os estabelecimentos e organizadores deverão exigir um comprovante com esquema vacinal completo, ou seja, duas doses da vacina Coronavac, AstraZeneca e Pfizer ou dose única da Janssen. Também precisarão disponibilizar álcool em gel 70% em locais de fácil acesso ao público.  

Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal, deverá apresentar um comprovante com a primeira dose e um teste negativo para Covid-19 do tipo PCR realizado em até 48 horas antes do ingresso no evento, ou um teste negativo de antígeno realizado nas últimas 24 horas. Também será preciso utilizar máscara de proteção facial durante a permanência no espaço e há a recomendação de distanciamento entre as pessoas.

“Vamos levar em conta os critérios que são fundamentais para a retomada de grandes eventos com controle de público. O primeiro é a vacinação completa ou, pelo menos, a primeira dose e um teste de covid-19 negativo. A segunda condição é que o uso de máscara continue sendo obrigatório nessas situações”, diz Paulo Menezes, coordenador do Comitê Científico.

As orientações para a retomada de grandes eventos com controle de público partiram das análises do Comitê Científico do Governo do Estado, que seguirá monitorando e apoiando a gestão para o combate à pandemia e a retomada segura das atividades socioeconômicas.  

“Para o setor de eventos é muito importante essa retomada, era uma expectativa que já se tinha de como seria o passo a passo. Essa resolução será publicada pela Saúde em Diário Oficial amanhã”, conclui Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico.

- Publicidade -

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -