- Publicidade -
CotidianoEstado de SP se despede do calorão com alerta de tempestades potenciais

Estado de SP se despede do calorão com alerta de tempestades potenciais

Temperaturas seguem elevadas e acima da média para o período, mas não tanto quanto as registradas na última onda de calor

- Publicidade -

A região de Campinas e o Interior de São Paulo estão sob ‘risco potencial’ de serem impactados por intensas tempestades a partir da tarde desta segunda-feira (18), conforme alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. A previsão inclui chuvas volumosas (20 mm por hora a até 50 mm por dia), ventos intensos (40-60 km/h) e possibilidade de queda de granizo.


Os eventos climáticos podem vir acompanhados de descargas elétricas, apresentando um caráter multicelular, ou seja, diversos núcleos de tempestades na região, conforme informações do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. A semana também se desenha com instabilidade climática, com chances de chuvas concentradas hoje e a partir de quinta-feira (21), segundo dados do Cepagri.


Quanto ao calor intenso, as temperaturas continuam elevadas, embora não atinjam os picos registrados no último fim de semana devido à onda de calor. As chuvas contribuem para amenizar a sensação de calor intenso, embora mantenham a atmosfera com uma sensação de abafamento.

- Publicidade -

Veja como ficam as temperaturas na semana

A terça (19) e a quarta-feira (20) terão nebulosidade pela manhã, mas com a maior presença de nuvens à tarde. Durante o dia, haverá ventos de fraca intensidade, mas com rajadas ao entardecer e à noite. Há ainda a possibilidade de pancadas de chuva e de temporais, mas a probabilidade é bem menor do que a prevista para hoje (18) e a partir de quinta-feira (21).

Entre sexta-feira (22) e o domingo (24), a previsão é de chuvas mais volumosas e de propensão a tempestades.

Previsão de temperatura de hoje até a véspera de Natal, de acordo com o Climatempo:

  • Dia 18 (segunda-feira): 22°C a 34°C
  • Dia 19 (terça-feira): 20°C a 33°C
  • Dia 20 (quarta-feira): 19°C a 33°C
  • Dia 21 (quinta-feira): 20°C a 34°C
  • Dia 22 (sexta-feira): 21°C a 32°C
  • Dia 23 (sábado): 20°C a 30°C
  • Dia 24 (domingo): 20°C a 32°C

E o Verão?


A Primavera termina dia 22 de dezembro, e a previsão para o Verão é de calor acima da média. “Todos os modelos de previsão climática indicam uma alta, altíssima probabilidade de temperaturas acima da média para o próximo trimestre, para o verão. Já com relação às chuvas, eles tinham um pouquinho mais de discordância, e a estimativa das anomalias não são tão grandes para o trimestre”, informa o meteorologista Bruno Kabke Bainy, do Cepagri.

“Mas, isso não significa que nós não vamos ter dias, temperaturas um pouquinho mais baixas. Embora, a proeminência vá ser de dias mais quentes”, complementa.

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -