- Publicidade -
CotidianoEstado fará vistoria em estruturas construídas para castração de capivaras no Taquaral

Estado fará vistoria em estruturas construídas para castração de capivaras no Taquaral

Parecer técnico da Semil vai permitir manejo e castração dos animais dentro dos parques para controle da febre maculosa

- Publicidade -

O plano da Prefeitura de Campinas de castrar as capivaras que vivem em parques públicos da cidade vai avançar nos próximos dias. A equipe da fauna silvestre da Semil (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) deve realizar uma vistoria na Lagoa do Taquaral, em Campinas, nesta semana, para avaliar estruturas construídas pelo Executivo para manejo dos animais. Estes locais serão utilizados como centros cirúrgicos. O parecer técnico do Estado é necessário para o início da castração das capivaras que habitam os parques públicos da cidade.

Após aprovação das estruturas construídas dentro da Lagoa do Taquaral, as obras também serão realizadas em outros três parques onde os animais serão castrados inicialmente: Lago do Café, Parque Ecológico e Parque das Águas. De acordo com levantamento da Prefeitura, cerca de 200 capivaras vivem nesses locais e na Lagoa do Taquaral.

O Estado ainda não informou a data em que inspeção do recinto em Campinas será avaliado.

Como será a castração das capivaras que vivem em parques públicos?

Segundo o Executivo, as capivaras serão capturadas, identificadas, microchipadas, alimentadas e submetidas a exames antes de passarem pela castração.

Os procedimentos vão ser realizados no próprio ambiente em que os animais vivem, com a montagem de centro cirúrgico dentro dos parques. O objetivo, segundo a Prefeitura, é interferir o menos possível na rotina dos animais. Os machos serão submetidos a vasectomias, enquanto as fêmeas passarão por salpingectomias.

A captura, alocação, alimentação e soltura dos animais será feita por empresa contratada por meio de edital. O médico veterinário também foi selecionado por meio de licitação. No dia 19 de fevereiro, a Prefeitura anunciou a homologação e adjudicação do pregão.

A Administração Municipal pagará R$ 1.090,00 por cada capivara submetida ao procedimento, independentemente do sexo do animal.

- Publicidade -

Quais parques terão a esterilização das capivaras?

Ao todo, 10 parques públicos de Campinas terão a esterilização de capivaras. São eles:

  • Lago do Café
  • Lagoa do Taquaral
  • Parque das Águas
  • Lagoas do Comando do Exército
  • Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim
  • Lagoa do São Domingos
  • Parque Ecológico do Jambeiro
  • Lagoa da Escola de Cadetes
  • Parque Linear Ribeirão das Pedras
  • Parque Linear Lagoa do Mingone

Qual é a relação entre capivaras e a febre maculosa?

As capivaras são as hospedeiras mais comuns do carrapato-estrela, transmissor da doença. Ainda assim, outros animais como cavalos, cachorros e gatos também podem carregar o carrapato-estrela.

De acordo com o Ministério da Saúde, quem for a locais de risco deve usar repelentes e roupas compridas para proteger o corpo, além de tecidos de cor clara para facilitar a identificação do carrapato.

Capivaras

Maior roedor do mundo, a capivara está presente em diversos estados brasileiros. Elas vivem em áreas de várzea, onde há água, importante para regular a temperatura corporal e para escapar dos predadores. As fêmeas se reproduzem duas vezes ao ano e podem gerar de um a oito filhotes por gestação.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA

Homem rouba carro com passageira dentro e causa acidente grave em Limeira

Policial aposentado é preso após fazer companheira de refém; vídeo mostra resgate


- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -