Um estudante do último ano do curso de Relações Públicas da PUC-Campinas, denunciou ter sido vítima de racismo por parte de seguranças da universidade. O caso teria ocorrido na noite desta quarta-feira (14), por volta das 20h50, no campus 1 da instituição.
Segundo relato de Gabriel Domiciano, ele notou que estava sendo seguido por um segurança enquanto caminhava dentro da universidade. Pouco depois, já próximo ao banheiro, dois agentes o abordaram e o questionaram sobre o que estaria fazendo no local. Os seguranças exigiram que ele apresentasse um comprovante de que estuda no local.
Ainda segundo o estudante, ele sugeriu que os agentes o acompanhassem até a sala de aula para que o professor confirmasse sua identidade como aluno. Os profissionais teriam justificado a abordagem como um “procedimento padrão”, alegando que a instituição sofreu furtos recentemente.


Gabriel registrou boletim de ocorrência na manhã desta quinta-feira (15). O estudante também publicou um vídeo relatando o ocorrido nas redes sociais. A denúncia repercutiu e gerou manifestações de apoio ao estudante por parte da comunidade acadêmica.
Estudo na mesma sala que o Gabriel e sou testemunha de que tudo isso aconteceu. Acompanharam o Gabriel até a sala de aula e o fizeram passar por esse constrangimento absurdo, na frente de todos os colegas. Desde que sou aluno, nunca vi nenhum tipo de bloqueio nos portões da universidade, entra quem quer. Qual foi o critério para a abordagem? Racismo escancarado. Não vamos aceitar!!!
comentou um colega de classe.
Em nota, a PUC-Campinas informou que será instaurada uma sindicância para a devida investigação dos fatos. A instituição ainda informou que “repudia qualquer ato ou manifestação de racismo e discriminação” – leia nota na íntegra abaixo.
Veja vídeo publicado por estudante:
O que diz a PUC-Campinas?
“A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) informa que o caso será rigorosamente apurado pela Instituição e que será instaurada uma sindicância para a devida investigação dos fatos e apuração de responsabilidades.
A PUC-Campinas repudia veementemente qualquer ato ou manifestação de racismo e discriminação. Nossa Instituição preza por um ambiente acadêmico inclusivo, plural e de respeito mútuo.
Ressaltamos que a Universidade conta com o Centro de Estudos Africanos e Afro-brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro, que está acompanhando o caso e prestando todo o suporte necessário. Este Centro é fundamental em nossas ações contínuas de promoção da igualdade racial e combate ao racismo.
A PUC-Campinas reafirma seu compromisso com a justiça, a igualdade e a construção de uma sociedade antirracista.”
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba recebe Feirão Casa Paulista com descontos de até R$ 68 mil
Limeira abre inscrições para curso de informática básica; veja como se inscrever