Apesar de ser um item básico e antigo na cozinha, a panela de pressão ainda causa medo em muitas pessoas na hora da preparação de alimentos. A preocupação vem pelo conhecimento de muitos casos em que o uso terminou em acidentes – às vezes até fatais. Ontem (9), uma explosão de uma panela causou a morte de uma mulher de 36 anos em Mogi Guaçu, na região de Campinas. Ela era funcionária de uma churrascaria, e estava no 1º dia de trabalho.
Para entender a potência do utensílio e dar dicas de como evitar acidentes com ele, a reportagem da EPTV Campinas ouviu um professor do curso de gastronomia da PUC-Campinas, que explicou como se deve manusear a panela de pressão, e o que não é aconselhável a fazer.
Em entrevista, Tibério Gil, professor de gastronomia, ressalta algumas informações sobre o que se deve olhar na hora da compra, o que é preciso fazer quando se vai cozinhar os alimentos, entre outras observações – confira:
INMETRO
O primeiro passo é conferir se o produto possui o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O professor fala que é de extrema importância na hora da compra verificar o selo, pois dessa forma se pode ter uma certificação que o produto passou por testes prévios antes de ser comercializado.
LEIA TAMBÉM
Detran faz leilão de veículos apreendidos em Campinas com 885 lotes; veja como participar
CAPACIDADE DE VOLUME
Além da checagem, é preciso respeitar o volume de capacidade da panela, para que não ocorra os acidentes. Dentro da panela costuma ter uma marca, com letras e/ou números, que deve ser respeitada na hora de inserir os ingredientes.
“Toda panela tem uma capacidade. Quando olhamos dentro dela há letras e números identificando. Nunca devemos exceder o volume máximo de itens dentro da panela, ou seja, ingredientes sólidos ou líquidos”, explicou Gil.
A marca sempre fica abaixo da altura do cabo, o que é importante saber no caso de panelas mais usadas, que podem ter perdido essa marcação.
ESCOLHA DA BOCA DO FOGÃO
Tibério Gil também alertou sobre a necessidade de sempre observar a circunferência da panela e o tamanho da boca do fogão utilizada. Ou seja: se a panela tem 20 cm, o fogo não pode ultrapassar 18 cm, assim não deixando o fogo passar da lateral da panela. Ou seja, o fogo não pode “envolver” o fundo da panela.
PANELA DEBAIXO D’ÁGUA
Uma mania muito recorrente dos brasileiros, o ato de colocar a panela de pressão debaixo d’agua para diminuir a pressão de forma mais rápida, também deve ser evitado.
“Nós estamos com um ambiente com pressão, quando colocamos ela debaixo d’agua, nós estamos trabalhando com contração e dilatação metálica, e as vezes temos aqui dentro uma pressão gigantesca, isso não é indicado de jeito nenhum”, informou o professor.
O professor de gastronomia também alerta aos barulhos que o utensílio faz e caso ele mude repentinamente, é preciso atenção.
“Se em determinado momento aquele barulho parou de repente, olhe o fogo, se o fogo estiver ligado e a panela estiver com pressão, o que é preciso fazer é desligar rapidamente o fogo e sair da cozinha”, finalizou.