- Publicidade -
CotidianoFacção de roubo de motos de alta cilindrada também sequestrou e matou vítimas

Facção de roubo de motos de alta cilindrada também sequestrou e matou vítimas

Ação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (28), no Jardim Campo Belo, em Campinas

- Publicidade -

A operação da Polícia Civil contra o roubo de motos de alta cilindrada descobriu que a facção criminosa também sequestrou vítimas e cometeu crime de latrocínio. A ação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (28), contra o grupo formado por jovens ladrões, moradores da região do Jardim Campo Belo, em Campinas.   

Segundo as investigações, a organização roubava as motos para ostentar em bailes funk, e depois vendiam para um desmanche ilegal em Sumaré. Dos vários crimes que já foram esclarecidos, 26 pessoas foram presas (saiba mais abaixo).  

Ao menos três jovens foram levados para a Deic (Divisão de Investigações Criminais de Campinas) durante a operação de hoje, foram ouvidos e liberados. Celulares dos suspeitos também foram vistoriados.  

O que já se sabe sobre a facção de roubo de motos   

A operação da Polícia Civil foi nomeada de ‘Detonas’ porque era como o grupo que rouba motos se apresentava nas redes sociais. Eles, inclusive, postavam fotos das motos roubadas, o que, junto com um trabalho de inteligência, ajudou a polícia a identificar os suspeitos.  

Além do roubo de motos de alta cilindrada, em alguns casos, foi cometido o crime de latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Os crimes aconteciam em toda cidade, principalmente na Rodovia Miguel Melhado, por ser um ponto de fuga perto do bairro dos infratores, que é o Jardim Campo Belo.  

As investigações apontam que esses jovens combinavam os crimes por meio de aplicativo de mensagens, onde distribuíam as tarefas.   

Durante coletiva de imprensa, o delegado Elton Costa explicou que as motos permaneciam com os criminosos por um tempo, para uso dentro de bailes funk e festas do tipo. Mas boa parte dos veículos era direcionada depois a um indivíduo em Sumaré, que fazia o desmonte das motos e a venda pela internet.   

- Publicidade -

O delegado Antônio Dota Júnior informou que uma pessoa foi presa na cidade por receptação. No local, havia diversas motos de alta cilindrada desmontadas, com vários objetos relacionados a esses desmontes. O preso chegou a dizer que aquele desmanche era abastecido pelos indivíduos do grupo Detonas.  

26 já foram presos  

Dos vários crimes já esclarecidos, 26 pessoas foram presas. Armas também foram apreendidas.  

Muitos dos mandados cumpridos nesta terça-feira (28) foram em residências e endereços de pessoas que já estão presas. Elas participaram do grupo há alguns anos, e foram presas por outros crimes cometidos. Um dos integrantes da associação criminosa disse que começou a praticar os crimes de roubo de motos com 13 anos de idade.  

A polícia está tentando identificar outros envolvidos. Um inquérito policial foi instaurado para apurar a responsabilidade pela organização criminosa e os adolescentes devem responder pelos crimes praticados. 

*Com informações de Júnia Vasconcelos/EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Policiais acusados de matar assaltante em Piracicaba vão a júri popular

Produtos para festas juninas são fiscalizados pelo Procon em Piracicaba

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -