Um problema na rede de internet suspendeu, na manhã desta terça-feira (12), o atendimento na agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), localizada na Rua Barreto Leme, no Centro de Campinas.
Em meio à greve de servidores iniciada no mês passado, a unidade é atualmente a única que estava em funcionamento na cidade. A outra agência, que fica na Avenida das Amoreiras está fechada desde o início da paralisação de servidores.
O QUE DIZ
Ainda na manhã de hoje o INSS informou que está em contato com a operadora de internet, para resolver o problema o quanto antes e retomar o atendimento. No entanto, o órgão informou que ainda não há um prazo para a normalização do serviço.
“No caso das pessoas que agendaram algum serviço e compareceram ontem à tarde e hoje na unidade, os servidores do INSS vão entrar em contato para um novo agendamento”, disse o instituto em nota.
GREVE
A greve de servidores começou em 23 de março, com adesão nacional. Uma semana depois, no dia 30 de março, médicos peritos aderiram ao movimento. Tanto médicos como servidores reivindicam melhores condições de trabalho e reajuste salarial, entre outras questões.
Em Campinas, desde o dia 23 a agência da Avenida das Amoreiras segue fechada. Já a unidade do Centro atualmente está realizando atendimento parcial.
Apesar da mobilização, segundo o Sinsprev (Sindicato dos Servidores e Trabalhadores Públicos em Saúde, Previdência e Assistência Social no Estado de São Paulo), ainda têm sido realizadas algumas perícias, cumprimento de exigências da Previdência Social em alguns processos e emissão de senha do Meu INSS.
Com a falta de internet, no entanto, nenhum desses serviços pode ser feito.
VEJA A ADESÃO DA GREVE NA REGIÃO
Campinas Amoreiras – adesão total
Campinas Barreto Leme (Centro) – adesão parcial nos serviços e nas perícias
Hortolândia – adesão total
Americana – adesão parcial nos serviços e total nas perícias
Sumaré – adesão total em serviços e perícias
Indaiatuba – adesão total nos serviços e parcial nas perícias
Valinhos – adesão parcial
Pedreira – adesão total em serviços e perícias
Socorro – adesão total
Amparo – adesão parcial
Santa Bárbara dOeste adesão parcial
O INSS é procurado pela reportagem desde o início das paralisações, mas não se manifestou sobre a greve até agora.