- Publicidade -
CampinasCotidianoFalta de medicamentos suspende sessões de quimioterapia no Hospital Mário Gatti

Falta de medicamentos suspende sessões de quimioterapia no Hospital Mário Gatti

Suspensão ocorre por atraso na entrega de remédios; compra emergencial foi feita, mas pacientes seguem à espera

- Publicidade -

Pacientes com câncer estão com o tratamento interrompido no Hospital Mário Gatti, em Campinas, por falta de medicamentos usados nas sessões de quimioterapia. A denúncia foi feita à EPTV nesta terça-feira (20) por familiares e pessoas em tratamento na unidade.

A situação foi confirmada pela Rede Mário Gatti, que informou que a suspensão começou na última quinta-feira (15). Segundo a instituição, a interrupção ocorreu porque empresas responsáveis pela entrega dos medicamentos não cumpriram o prazo de fornecimento. Como medida, essas fornecedoras foram notificadas e punidas.

Remédios essenciais não foram entregues no Mário Gatti

Os medicamentos em falta são paclitaxel, irinotecano e doxorrubicina. Essas substâncias são amplamente utilizadas no tratamento de diversos tipos de câncer, como mama e intestino. A falta deles afeta diretamente o controle dos sintomas e o combate à doença.

Desespero e incerteza entre os familiares

A filha de uma paciente de 78 anos, que luta contra um câncer de mama, relatou à reportagem a angústia diante da suspensão. Segundo ela, a mãe iniciou o tratamento neste mês, mas foi avisada de que a próxima sessão, prevista para a próxima semana, não acontecerá.

“A corrida é pra ele não se espalhar pros outros órgãos, porque ele já tá muito grande. É um carcinoma turbo, cresceu muito rápido, descontrolado. A quimioterapia estava começando a fazer efeito. Agora estamos nessa ansiedade, sem saber o que vai acontecer”,

disse.

Ela pediu que, se possível, a paciente seja encaminhada a outras unidades como a PUC ou a Unicamp, para que o tratamento não seja interrompido:

“Espero que as autoridades tomem alguma atitude, e rápido.”

Compra emergencial e previsão de retomada

A Rede Mário Gatti informou que uma compra emergencial foi realizada para reabastecer os estoques. Os medicamentos devem garantir o tratamento pelos próximos seis meses. A previsão, segundo a instituição, é que as sessões de quimioterapia sejam retomadas no dia 26 de maio, próxima segunda-feira.

- Publicidade -

A Rede Mário Gatti não informou quantos pacientes foram afetados pela suspensão nem respondeu sobre a possibilidade de encaminhá-los temporariamente a outras unidades de saúde para garantir a continuidade do tratamento.

*Com informações de Pedro Torres/EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Piracicaba decreta emergência em saúde por alta de casos respiratórios entre crianças

Empresas têm até hoje para manifestar interesse em lotes industriais em Piracicaba

- Publicidade -
Laura Nardi
Laura Nardi
Repórter Web no ACidade ON Campinas. Graduada em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem passagem pelos portais Tudo EP e Jornal de Valinhos. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas