Após o surto de febre maculosa com registro de quatro mortes na Fazenda Santa Margarida, representantes do local informaram que protocolaram, no final da tarde desta sexta-feira (16), na Prefeitura de Campinas, um plano de ação de contingenciamento ambiental para conter os riscos de transmissão da doença.
LEIA TAMBÉM
Estado confirma caso de febre maculosa em mulher que esteve no show do Seu Jorge, em Campinas
Veja o que causa o tremor sentido por moradores de Campinas nesta sexta
O distrito de Joaquim Egídio, onde a fazenda está localizada, também está entre os pontos mapeados como de risco para a doença. Agora, o documento ainda aguarda a aprovação da Administração para entrar em vigor. Confira as medidas anunciadas abaixo:
- Avaliação da situação: Inclui o monitoramento constante do transmissor da febre maculosa na região e a identificação de possíveis áreas de risco nas áreas internas da Fazenda.
- Equipe responsável: Será apresentada a equipe designada para tratativas acerca do Plano de Ação de Contingenciamento Ambiental e de Comunicação para Mitigação de Riscos de Parasitismo e Transmissão de FMB. Esta equipe será lotada de um Coordenador de Segurança e Saúde, além dos demais profissionais de manutenção e controle de pragas.
- Medidas de prevenção: Engloba a manutenção adequada do terreno, criação de barreiras físicas, sinalização, orientações e uso de repelentes adequados e comunicação.
- Serviços contratados: Contratação de empresas de Engenharia Ambiental e especialistas em controle de pragas.
- Autoridades e colaboração: Colaboração constante com as autoridades de saúde locais.
- Monitoramento e revisão contínuos: Inclui o monitoramento de acordo com cronograma lançado junto ao plano, avaliações pré e pós-evento e a realização de ajustes necessários no plano de acordo com o decorrer do período de ação.
OBRAS NO ESTACIONAMENTO
O estabelecimento informou que vai realizar obras no estacionamento do complexo, área apontada como foco do surto de febre maculosa que matou quatro pessoas. O tipo de intervenção não foi detalhado à imprensa até o momento pelo estabelecimento.
EVITAR A GRAMA
Entre as possibilidades, no entanto, está a construção de plataformas que ligassem o estacionamento à parte cimentada da fazenda. A intenção, segundo a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andréa von Zuben, seria evitar o contato com a grama e com os insetos transmissores da doença.
“Para quem já foi na Fazenda Santa Margarida, as pessoas costumam estacionar os carros em dois estacionamentos. Um é muito próximo do rio. Ali, sim, tem a presença de capivaras, é o Rio Atibaia, e existe uma parte da grama que as pessoas acabam tendo contato”, disse ela em entrevista à rádio CBN Campinas.
SHOW TRANSFERIDO
Ontem (15), a Fazenda Santa Margarida anunciou que o show do cantor Gusttavo Lima, programado para acontecer em 21 de julho, será transferido para o Expo Dom Pedro. A medida ocorre após quatro mortes de frequentadores por febre maculosa, a confirmação do surto e a suspensão das atividades.
“E, tendo em vista o tempo necessário para implementar todas as medidas do Plano de Contingenciamento Ambiental e de Comunicação que está sendo feito para garantir mais segurança e o bem-estar dos nossos frequentadores, equipe e comunidade, a Fazenda Santa Margarida resolveu mudar o local do evento “Winter Farm”, que contará com a apresentação do cantor Gusttavo Lima, para o Expo Dom Pedro, situado dentro do Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas (SP), mantendo a data e horário e as mesmas condições”, informou.
Segundo o estabelecimento, todos os ingressos já vendidos continuam válidos.
LEIA MAIS
Febre maculosa em São Paulo: Mais dois municípios paulistas têm casos suspeitos