- Publicidade -
CotidianoFebre amarela: macaco morre em Sousas e Campinas confirma novo caso em humano

Febre amarela: macaco morre em Sousas e Campinas confirma novo caso em humano

Animal foi encontrado em área de mata e resultado positivo alerta para a circulação do vírus; cidade intensifica vacinação e registra segundo caso humano em 2025

- Publicidade -

A secretaria de Saúde de Campinas confirmou, na tarde desta terça-feira (18), o segundo caso da doença em humanos neste ano e a segunda morte de um macaco pela infecção, ambos em regiões rurais do distrito de Sousas.

O paciente, um homem de 55 anos, apresentou sintomas em 27 de janeiro, foi internado no dia 30 e recebeu alta em 4 de fevereiro, após tratamento em um hospital particular de Campinas. O diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, e a secretaria de Saúde não encontrou registro de vacinação dele contra a doença.

Este é o segundo caso humano de febre amarela em 2025. O primeiro, que resultou em óbito, foi de um homem de 39 anos, residente em uma área rural de Sousas, que faleceu em 3 de fevereiro, também sem ter tomado a vacina. Na região, cinco mortes foram confirmadas neste ano, com casos registrados na metrópole e nas cidades de Valinhos, Amparo, Socorro e Tuiuti.

Já a segunda morte de macaco foi registrada em 2 de fevereiro, quando o animal foi encontrado sem vida em uma área de mata próxima ao Rio Atibaia, em Sousas. Os primatas não transmitem a febre amarela, mas funcionam como sentinelas, indicando a circulação do vírus.

Desde 20 de janeiro, quando o primeiro macaco morto foi confirmado com a doença no bairro Carlos Gomes, a Prefeitura intensificou a vacinação em áreas de risco.

Ações de vacinação

A secretaria de Saúde de Campinas iniciou a vacinação de casa em casa em Sousas no dia 5 de fevereiro. Até o dia 15, 2.071 pessoas haviam sido imunizadas. Equipes de 22 centros de saúde atuam nessa estratégia, com mais quatro unidades se somando à força-tarefa até sexta-feira (21).

A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, reforça que a vacina é a principal forma de prevenção.

- Publicidade -

“A atenção deve ser redobrada para aqueles que moram, atuam ou se deslocam para onde o risco de transmissão é maior”, afirmou.

Quem deve se vacinar contra a febre amarela?

  • Crianças de 6 a 8 meses: recebem uma dose e precisam completar o esquema vacinal aos 9 meses e aos 4 anos.
  • Idosos a partir de 60 anos: a aplicação depende da avaliação médica.
  • Gestantes e lactantes (bebês de até 6 meses): devem suspender a amamentação por 10 dias após a vacina.
  • Pessoas que frequentam áreas de mata ou zona rural.

Em 2024, a cobertura vacinal em Campinas chegou a 83,6%, ainda abaixo da meta de 95% do Ministério da Saúde, mas superior aos anos anteriores.

A vacina contra a febre amarela está disponível nos 68 centros de saúde da cidade.

Carnaval: prazo final para se imunizar

As pessoas que ainda não foram vacinadas contra a febre amarela e planejam viajar no feriado de Carnaval devem se imunizar até esta quarta-feira (19). A recomendação é especialmente importante para quem vai para áreas rurais ou de mata, já que a vacina leva cerca de 10 dias para oferecer proteção adequada.

Proteção e sintomas

Os macacos não transmitem a febre amarela, apenas servem como sinal de alerta para a circulação do vírus. Agredir ou matar esses animais é crime ambiental.

Além da vacina, o uso de repelentes é recomendado para evitar a picada do mosquito transmissor. Viajantes para áreas de risco devem se imunizar pelo menos 15 dias antes do embarque.

Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas, vômitos, olhos amarelados ou sangramentos, a orientação é procurar imediatamente um centro de saúde.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Piracicaba recebe exposição gratuita com pinturas sobre a região

Região de Piracicaba terá 27 novos radares operando em rodovias; veja locais

- Publicidade -
Laura Nardi
Laura Nardi
Repórter Web no ACidade ON Campinas. Graduada em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem passagem pelos portais Tudo EP e Jornal de Valinhos. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

- Publicidade -
Notícias Relacionadas