- Publicidade -
CampinasCotidianoFeminicídios sobem 18% em Campinas e estado de SP também tem aumento de homicídios

Feminicídios sobem 18% em Campinas e estado de SP também tem aumento de homicídios

Maioria dos feminicídios aconteceram dentro de casa e com objetos cortantes; dados mostram perfiis dos crimes

- Publicidade -

O estado de São Paulo registrou um aumento nos casos de homicídios e feminicídios nos primeiros oito meses de 2025, aponta dados da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública). Os dados também traçam perfil das vítimas.

Em todo o estado, foram 168 mulheres mortas por feminicídio entre janeiro e agosto deste ano, um crescimento de 11,3% em relação às 151 vítimas registradas no mesmo período de 2024, aponta o levantamento do Instituto Sou da Paz, a partir da base de dados da SSP.

- Publicidade -

Na região de Campinas, os dados da pasta mostram que as mortes de mulheres por feminicídio também aumentaram. Foram 13 casos em 2025, contra 11 no ano anterior, o que representa um crescimento de 18%.

O aumento é ainda mais expressivo na cidade de São Paulo, onde o número de casos subiu 27,3%, e na Região Metropolitana, com alta de 29,6%.

Em todo o estado, 25% das tentativas de feminicídio resultaram na morte das vítimas. A maioria dos crimes (66%) ocorreu dentro de casa, enquanto 25% aconteceram em via pública. 51% foram cometidos com objetos cortantes ou penetrantes, como facas, e 15% com arma de fogo.

O levantamento também mostra que 53% das vítimas são brancas e 43% negras, e que a faixa etária mais atingida é a de 30 a 49 anos. O número de vítimas com mais de 60 anos também cresceu 75% de um ano para o outro.

- Publicidade -

Ex-delegada da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Campinas, Teresinha de Carvalho, em entrevista a EPTV Campinas, destacou que mesmo com a legislação dura e aumento da rede de apoio e atendimento, os números de casos segue aumentando.

“A ideia é que os homens entendam que as mulheres têm o direito de recomeçar, têm o direito de terminar um relacionamento e isso ainda está na cultura dele, não importa a idade. Os feminicidas têm de 15 a 80 anos, então não é um problema só cultural, é uma falta mesmo de uma formação educacional que prepare o cidadão para respeitar a mulher como um sujeito de direitos na sociedade, igual a ele”, afirma.

Cidade de São Paulo lidera aumento dos homicídios gerais

No total, além dos feminicídios, o estado de São Paulo registrou 1.630 homicídios entre janeiro e agosto de 2025, número próximo ao de 2024, quando foram registragos 1.625, mas com crescimento expressivo na capital, onde as vítimas passaram de 319 para 350, aumento de 9,7%. Na Região Metropolitana, o aumento foi ainda maior, de 16,3%, totalizando 357 vítimas.

Na soma, a capital e sua região metropolitana tiveram 707 homicídios dolosos, o que representa uma média de 2,9 vítimas por dia.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Campanha Nacional de Multivacinação em Piracicaba terá Dia D; veja quando

Hospital Regional implanta programa para tratamento de cálculos renais e reduz tempo de espera no SUS

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas