- Publicidade -

CampinasCotidianoFérias: lista tem dicas de passeios e viagens pelo estado de SP

Férias: lista tem dicas de passeios e viagens pelo estado de SP

De museus interativos a parques temáticos, opções atendem diferentes faixas etárias e estilos de viagem

- Publicidade -

Com a chegada das férias de julho, muitas famílias aproveitam para descansar, viajar e conhecer novos lugares. Para inspirar os passeios, a Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo) reuniu dez sugestões de destinos pela capital, interior e litoral paulista, ideais para curtir o recesso com tranquilidade.

“O estado de São Paulo é diverso e oferece atrativos para todos os perfis de viajantes. Além disso, o período de férias é ideal para descobrir as belezas de São Paulo com tempo e tranquilidade”,

afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.

Veja opções para férias de julho

  1. Pinacoteca de São Paulo
    Um dos ícones culturais da capital, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade. O acervo reúne obras consagradas e contemporâneas, com destaque para a programação especial de férias. Entre as atividades, está o JogaJunto, jogo que estimula o olhar atento e divertido sobre as obras. A ação acontece em datas específicas, das 10h30 às 15h30 ou das 10h30 às 12h e das 14h às 15h30, no piso térreo da Pinacoteca Luz.

  2. Museu de Arte Sacra
    Em frente à Pinacoteca, o MAS-SP (Museu de Arte Sacra) abriga um dos principais acervos de arte religiosa do estado. Em julho, celebra seus 55 anos com a atividade Desenhança, que convida o público a desenhar obras do acervo nos dias 5 e 26, às 14h. Já no dia 19, haverá visita mediada especial pela exposição comemorativa, às 14h30. A entrada é gratuita, mediante inscrição.

  3. Museu da Língua Portuguesa
    Ao lado da Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa realiza, entre 9 e 29 de julho, a Estação Férias. A programação inclui oficinas como “Que língua é essa?”, instalações interativas e atrações musicais e circenses aos sábados.

No dia 25, às 14h, o Luz na Tela exibe a animação Divertida Mente 2 ao ar livre, com pipoca e refrigerante. Aos domingos, jogos e contações de histórias tomam conta do Pátio B. A entrada é gratuita para essas atividades; já para visitar a mostra “Fala Falar Falares”, os ingressos custam R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia), com gratuidade aos fins de semana.

- Publicidade -
  1. Museu do Futebol
    Instalado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol traz exposições interativas sobre a relação do esporte com a cultura brasileira. De 1º a 31 de julho, a programação “Férias no Museu” oferecerá oficinas, contações de histórias e atividades esportivas para toda a família.

  2. Museu Casa de Portinari – Brodowski
    Em Brodowski, cidade natal de Cândido Portinari, o museu oferece oficinas, jogos e atividades educativas durante o mês de julho. As estações temáticas (verde, amarelo, azul e vermelho) proporcionam experiências sensoriais e criativas ligadas à infância do artista. Entre os destaques, está a oficina de lagarta com materiais recicláveis, no dia 16, em alusão ao Dia Mundial de Proteção às Florestas. As atividades são gratuitas. A programação completa está disponível no site do museu.
  1. Museu Carde – Campos do Jordão
    O Museu Carde une história, design e automóveis em Campos do Jordão. Com cerca de 100 carros raros, a exposição temporária “Winter Sale”, em cartaz até 12 de julho, reúne automóveis e objetos de valor histórico. Além disso, há atividades interativas para todas as idades. O museu funciona de quinta a segunda, das 10h às 18h.
  2. Aquário de Ubatuba
    O Aquário de Ubatuba preparou atividades educativas e culturais para o mês de julho. A programação inclui alimentação interativa de pinguins, observação de tubarões, iguanas e cavalos-marinhos, além de oficinas, jogos, pintura facial e exibição de documentário ambiental. O local funciona diariamente, das 9h às 22h.
  3. Gibiteca Municipal – Santos
    Localizada no Posto 5 da orla de Santos, a Gibiteca “Marcel Rodrigues Paes” possui mais de 49 mil títulos, incluindo HQs da Marvel, DC, Turma da Mônica e obras raras como o Almanaque da Tico-Tico, de 1936. Também promove oficinas, cursos gratuitos e eventos da cultura geek. O espaço abre de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 9h às 15h.
  4. Hopi Hari – Vinhedo
    Durante julho, o parque oferece entrada gratuita para crianças de até 12 anos e aniversariantes do mês, sem necessidade de acompanhante pagante. O parque terá espetáculos como “Alice do País Mais Divertido do Mundo” e “O Forasteiro”, além de mais de 40 atrações. Os ingressos podem ser adquiridos com desconto nos canais oficiais.
  5. Museu Ferroviário – Jundiaí
    Com ambientação que simula uma estação ferroviária, o Museu Ferroviário de Jundiaí oferece uma imersão na história das locomotivas a vapor. A exposição destaca o papel das ferrovias no transporte de mercadorias e na cultura, como a chegada do futebol ao Brasil. O museu abre de terça a domingo, das 10h às 17h.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

PM resgata criança em apartamento com lixo e comida podre; pais foram liberados

Justiça nega urgência em habeas corpus de advogados suspeitos de matar clientes por herança milionária; relembre o caso

- Publicidade -

- Publicidade -

Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas