Campinas amanheceu nesta quarta-feira, 1º dia de fevereiro, com tempo nublado e chuvas fracas em alguns bairros. Para o começo do mês, os indicativos são de chuva constante, sobretudo na forma de temporais. A cidade se mantém em alerta da Defesa Civil, que cita chance de tempestades e volume acumulado de chuva até sexta-feira (3).
Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, para hoje os impactos da chuva poderão ser agravados.
“Nesta quarta o aspecto termodinâmico da condição atmosférica implica em movimentos verticais mais vigorosos do ar, o que potencializa os impactos das tempestades que se desenvolverem na região”, indicou o Cepagri.
LEIA TAMBÉM
Chuva intensa causa alagamento em dois imóveis, em Campinas
Obras de reconstrução de pontes e muros de contenção vão custar R$ 83,5 milhões, em Campinas
Segundo os meteorologistas hoje o dia mantém o alerta para riscos associados à chuva localmente forte e volumosa e descargas elétricas, e com maiores probabilidades de rajadas de vento superiores a 50 km/h e granizo. A temperatura máxima é prevista em 28ºC.
Já para a quinta-feira, a tendência é de chuvas constantes, que podem ocorrer a qualquer momento do dia, sendo preferenciais os períodos da tarde e da noite.
“Há possibilidade de tempestades, mas a ocorrência e severidade das mesmas dependerá das condições de tempo entre a manhã e início da tarde: se a condição for de céu nublado com chuvas, o potencial para o desenvolvimento de temporais é limitado; se houver entradas de sol, a instabilidade é reforçada e o ambiente se torna favorável para a formação de tempestades severas– sendo esse o quadro mais provável até o momento”, completou o Cepagri.
LEIA MAIS
Mais de 16 milhões de hectares foram queimados no Brasil em 2022