O Zooparque Itatiba registrou o nascimento de um macho de cervo-do-pantanal, espécie nativa da fauna brasileira e que está vulnerável à extinção na natureza.
O filhote nasceu às 20h44 da última quarta-feira (22) e o parto aconteceu de forma natural, aumentando a família no espaço para quatro animais.
De acordo com o parque, o cervinho nasceu pesando 4,680kg e já se mostrou bastante manhoso (veja o vídeo abaixo). O bichinho não foi batizado.
LEIA MAIS
Ararinhas-azuis são soltas na natureza 20 anos depois de extinção
Vídeo: moradora de Pedreira recebe visita de araras em casa
ESPÉCIE AMEAÇADA
O cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) é o maior cervídeo da América do Sul e vive nas regiões de várzeas de rios.
No Brasil, a maior concentração de animais da espécie é observada no bioma Pantanal e entre as principais ameaças enfrentadas pelos animais estão as queimadas, a construção de hidrelétricas, o avanço de áreas agrícolas e urbanas e doenças transmitidas por criações de bovinos domésticos.
FAMÍLIA NO ZOOPARQUE
A primeira fêmea da espécie, chamada de Lina, chegou ao Zooparque Itatiba em 2019. No ano seguinte, o macho Kadu se juntou à família.
Os animais nasceram sob os cuidados humanos em outras instituições e foram escolhidos dentro do Programa Nacional de Conservação da Espécie para a formação de casal e geração de novos descendentes no Zooparque Itatiba.
O pareamento foi bem sucedido e, em 2021, o espaço comemorou o nascimento de Aurora, primeiro filhote do casal. A gestação do cervo-do-pantanal dura entre 250 e 270 dias, com o nascimento de apenas um filhote por vez.
ISOLAMENTO
Nestes primeiros dias após o parto, mãe e filhote estão afastados da área de exposição ao público, em uma área especial de maternidade.
Segundo o espaço, esse isolamento inicial é importante para fortalecer o laço entre os dois e permitir que a equipe veterinária possa realizar toda a rotina pediátrica, que consiste nos exames iniciais, monitoramento dos sinais vitais e acompanhamento constante da amamentação e desenvolvimento do filhote.
Durante este período, equipes do Zooparque se revezam no monitoramento integral do filhote, observando cada movimento e as necessidades dos animais.
CONSERVAÇÃO
Para a proteção de espécies ameaçadas, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil) firmaram um acordo de cooperação técnica.
O foco desse projeto iniciou em torno de 25 espécies, sendo uma delas o cervo-do-pantanal. O Programa de Conservação da espécie existe há mais de 20 anos e hoje é coordenado dentro desse acordo o Zooparque Itatiba.
LEIA TAMBÉM
Jiboia ‘fugitiva’ é encontrada no fogão da casa onde é criada em SP