Após uma semana de calor intenso e temperaturas típicas do Verão, Campinas deve ter um final de semana com temperaturas altas, mas com chuvas volumosas, vendaval e até mesmo granizo. De acordo com a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, há previsão para rajadas de vento em torno de 50 km/h e descargas elétricas.
“Para o final de semana a tendência é que as tempestades que ocorrerem sejam mais generalizadas e que ocorram em mais pontos da região, com grau de impacto e risco mais pronunciado”, relata Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri.
Segundo o meteorologista, devido ao volume já acumulado pelas chuvas dos últimos dias, há riscos de transtornos como alagamentos e enxurradas nas cidades da região.
LEIA TAMBÉM
Homem com síndrome de Down espancado em Jaguariúna pode ter sequelas; família pede justiça
Campinas busca entidade para fornecer profissionais de saúde na UPA Anchieta
“Os principais riscos são com relação à intensidade e ao volume de chuvas. Então, temos bons indicativos de chuvas com bastante volume, de forma mais generalizada, não só aquele ponto de chuva mais forte. Então, isso requer atenção porque isso costuma acarretar transtornos de alagamentos e enxurradas”, alerta Bainy.
CHANCES DE GRANIZO
Para o domingo (5), os modelos meteorológicos apontam uma situação mais intensa para chuvas e, até mesmo, chances de granizo em locais isolados. Contudo, o Cepagri alerta para a possibilidade de poucas aberturas de sol e tempo mais nublado.
“Alguns modelos indicam uma condição que implica em alguns períodos de sol que alimentam o desenvolvimento mais intenso de tempestades, chuva muito forte, vendaval e granizo. Mas tem outros modelos que sugerem que a condição será de tempo mais nublado e poucas aberturas de sol, com muitas chuvas volumosas por indicativos diferentes”, finaliza Bainy.
LEIA MAIS