- Publicidade -
CotidianoFinal da Olimpíada de História do Brasil acontece na Unicamp, em Campinas

Final da Olimpíada de História do Brasil acontece na Unicamp, em Campinas

São esperados mais de 1,2 mil estudantes; depois de dois anos em formato online, competição volta a ser presencial

- Publicidade -
Estudantes disputam a final da Olimpíada Nacional de História do Brasil. (Foto: Divulgação/Pedro Amatuzzi)
Estudantes disputam a final da Olimpíada Nacional de História do Brasil. (Foto: Divulgação/Pedro Amatuzzi)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) recebe neste sábado (20) e neste domingo (21) a final da 14ª ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil). São esperados mais de 1,2 estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Os estudantes se dividem em 320 grupos para realizar uma prova dissertativa e o anúncio dos medalhistas será na manhã de domingo, no Ginásio da Unicamp. Estarão presentes autoridades, familiares e amigos dos participantes e historiadores. O evento também vai contar com um show de rock, que já se tornou tradição nas finais da competição.

Os estudantes também vão fazer uma prova individual para concorrer à vaga no curso de graduação em História da Unicamp. De acordo com o desempenho, os medalhistas podem ingressar em uma das melhores universidades do Brasil sem fazer vestibular.

 

 

LEIA MAIS

Campinas tem 4,3 mil motoristas que precisam regularizar a CNH até 31 de agosto
Vera Cruz perde em Campinas e fica com o vice da Liga de Basquete Feminino
 

- Publicidade -

 

 

Os grupos participaram de seis fases online, entre maio e junho, e são formados por três estudantes do Ensino Médio ou do 8º e 9º anos do Fundamental, além de um professor de História. A ONHB recebeu, neste ano, 11,4 mil inscrições de equipes, totalizando mais de 73 mil pessoas.

REGIÕES E ESTADOS

O Nordeste é região que tem o maior número de equipes na final, 213 grupos. Destacam-se os estados do Ceará, com 83 equipes, Pernambuco, com 46, e  Bahia, com 30 equipes. 
Com exceção dos estados nordestinos, São Paulo é o que mais tem finalistas, 41 grupos, seguido de Minas Gerais, com 15.

MEDALHAS

Os participantes concorrem a 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. As equipes que não forem premiadas receberão medalha de honra ao mérito e as escolas com grupos medalhistas receberão troféus.

Enquanto os estudantes realizam as provas, os professores orientadores das equipes participarão de uma palestra no Centro de Convenções da Unicamp. 

Ao longo da semana, a organização da Olimpíada também oferece, para parte dos orientadores finalistas, a oportunidade de permanecer em Campinas e participar de um curso de Formação ministrado pelos docentes do Departamento de História da Unicamp. A programação conta com palestras, aulas e visitas a museus. 
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -