Pela segunda vez nesta semana, os semáforos localizados entre a Avenida Brasília e a Rua Paulo Provenza Sobrinho, na Vila Perseu Leite de Barros, em Campinas, foram alvos de furtos de fio. Ao todo, seis semáforos tiveram o funcionamento comprometido, causando transtornos aos pedestres e motoristas.
Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), cerca de 300 metros de cabos foram furtados na madrugada desta quarta-feira (14), com prejuízo estimado de R$ 5,4 mil. Na segunda-feira (12), o local também foi furtado e a Emdec fez a reposição dos fios.
CASOS RECORRENTES
Procurada, a Emdec confirmou o furto e disse que a empresa começou a ter registro deste tipo de ocorrência em 2020. O primeiro caso foi registrado em setembro do ano passado.
Ainda segundo a Emdec, em 2020 foram registrados 12 casos de furtos de cabos semafóricos. Agora, em 2021, já são 28 casos, com a ocorrência de hoje. O prejuízo total estimado, de acordo com a empresa é de R$ 30 mil.
“É fundamental destacar que ocorrências como esta trazem um grande risco à população, porque os semáforos estão nas vias para salvar vidas. A Emdec já acionou, novamente, os órgãos de segurança pública para que seja intensificado o patrulhamento”, destacou a nota emitida pela empresa.