A chegada de uma nova frente fria causa tempestades e queda nas temperaturas a partir desta segunda-feira (17), em Campinas. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, há previsão para chuvas volumosas, raios, rajadas de vento e até granizo. Essas condições devem seguir até quarta-feira (19), quando as mínimas começam a cair e podem chegar a 10ºC – veja os detalhes abaixo.
Segundo o Centro, a mudança no clima é causada pela formação de um ciclone que está favorecendo a entrada de muita umidade no estado de São Paulo. “Também temos vários mecanismos da dinâmica de fluidos e da termodinâmica favorecendo a formação de nuvens de tempestade”, afirmou Bruno Bainy meteorologista do Cepagri.
“Previsão de tempestades hoje e amanhã, com chuvas intensas e volumosas, muitas descargas elétricas e expectativa de rajadas de vento e granizo. Na quarta-feira, as chuvas ocorrem principalmente até o início da tarde”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Centro de recuperação de aves faz implante de penas; veja como funciona
Hopi Hari abre 30 vagas de emprego; processo seletivo acontece na quarta-feira
De acordo com a previsão, a região deve ter volumes expressivos de chuva. Alguns modelos sugerem volumes de até 100 milímetros, o que já seria mais do que o acumulado climatológico do mês todo. Durante a tarde desta segunda-feira (17), alguns bairros de Campinas já registraram precipitação com a ocorrência de rajadas de vento. Segundo o Cepagri, choveu 7,4 mm em 40 minutos na cidade.
Devido às chuvas fortes, há um alerta para alguns transtornos, como alagamentos e enxurradas. “Além disso, tem outros riscos e transtornos, inclusive no trânsito, como maior chance de acidentes e congestionamentos”, alerta o meteorologista.
FRENTE FRIA
Uma frente fria deve passar pelo estado a partir desta quarta-feira, resultando em um declínio acentuado nas temperaturas na virada para quinta-feira (20). Mesmo com a entrada de um ar mais frio e seco, as chuvas devem continuar de forma generalizada até o meio da semana.
“A frente fria propriamente dita, na quarta-feira, deverá ocasionar chuvas bem distribuídas e volumosas. Após isso, a entrada do ar frio e seco deixa o tempo estável e derruba as temperaturas”, acrescenta.
O FERIADÃO?
Na sexta-feira (21), quando é celebrado o feriado de Tiradentes, as temperaturas devem começar a cair, com a previsão de mínimas entre 10ºC e 12ºC. Durante o feriado prolongado, as máximas não devem ultrapassar os 25ºC, o que sugere uma folga com clima mais ameno na região.
“As mínimas devem ficar entre 10ºC e 12ºC na sexta-feira, depois voltam a subir gradativamente, e devem permanecer amenas até meados da próxima semana. Só mais ao final de abril que voltaremos a ter temperaturas um pouco mais elevadas, mas não devem ser tão altas como as dos últimos dias”, finaliza Bainy.
LEIA MAIS