A chegada de uma nova frente fria nesta terça-feira (5) irá mudar o clima abafado dos últimos dias. De acordo com a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a região de Campinas terá queda nas temperaturas, ventos com velocidades de até 50 km/h e risco de tempestades no decorrer da semana.
LEIA TAMBÉM
Motorista morre após perder o controle do caminhão e cair em ribanceira
Bandidos fazem trabalhador refém por 1h após roubarem carga de alumínio
Segundo o Centro, a frente fria está associada a um ciclone em desenvolvimento no Rio Grande do Sul e provoca instabilidade em todo o estado de São Paulo, com chuvas já no período da madrugada, rajadas de vento e muitas descargas elétricas a qualquer momento do dia.
“Segue o aviso de tempestades potencialmente severas, principalmente nos quesitos de descargas elétricas e chuva intensa e volumosa, mas podendo resultar também em granizo e vendaval”, informa o Cepagri.
Ventania
Os ventos ganham intensidade moderada a forte a partir do entardecer desta terça, com velocidades constantes em torno de 30 km/h e rajadas ocasionais da ordem de 50 km/h. Em conjunto com o céu nublado, os ventos derrubam as temperaturas e o termômetros devem marcar entre 18ºC e 28ºC.
“A condição de vento em diferentes altitudes é mais favorável à formação de tempestades mais organizadas, com maior abrangência espacial e duração, o que potencializa os impactos e riscos associados, como alagamentos e enxurradas”, alerta o Centro.
A tendência para a quarta-feira (6) é de céu nublado a encoberto, com possibilidade de pancadas de chuva. A condição de ventos moderados a fortes, com rajadas ocasionais, permanece até a noite. As temperaturas caem um pouco mais, com máxima de até 25ºC.
“Os valores mais brandos de temperaturas estão associados principalmente à condição de nebulosidade, e não tanto à entrada de ar frio de origem polar”, finaliza o Cepagri.
Mudança nas temperaturas
Segundo a empresa Climatempo, as temperaturas devem variar bastante nos próximos dias, com registro de queda na próxima quarta-feira (6). Contudo, as máximas devem voltar a subir no feriado do Dia da Independência do Brasil, celebrado nesta quinta-feira (7). Veja os detalhes abaixo:
- Terça-feira (5): entre 17ºC e 29ºC
- Quarta-feira (6): entre 15ºC e 25ºC
- Quinta-feira (7): entre 15ºC e 29ºC
- Sexta-feira (8): entre 15ºC e 31ºC
Transtornos no sul
O Rio Grande do Sul tem enfrentado mais uma vez forte chuva e ventania por causa de ciclone extratropical. De acordo com a Defesa Civil do Estado, quatro pessoas morreram e mais de 100 ficaram desalojadas entre a madrugada e o fim da manhã desta segunda-feira (4). Muitas casas sofreram danos por conta da ventania, da chuva forte e da queda de granizo. Além disso, há muitos pontos de alagamento.
Os principais municípios atingidos são os do norte do Estado e da Serra Gaúcha. Em Mato Castelhano, uma pessoa morreu ao tentar atravessar um rio em uma caminhonete e ser levada pela correnteza. Em Ibiraiaras, outras duas morreram após ficarem presas dentro de um veículo e serem levadas pela água. Elas também estavam tentando atravessar um rio, segundo a Defesa Civil.
LEIA MAIS
Estudo aponta que quase 99% dos ultraprocessados têm ingredientes nocivos