- Publicidade -
CotidianoFrente fria associada a ciclone provocou temporal; previsão é de mais chuvas

Frente fria associada a ciclone provocou temporal; previsão é de mais chuvas

Acumulado do mês na Metrópole é de 252 milímetros; temporal atingiu cidade e outros municípios da região nesta quinta-feira

- Publicidade -

Após meses de seca, Campinas registrou 252 milímetros de chuva em outubro, quase o dobro da média esperada para o mês, que é de 134 milímetros. Somente nesta quinta-feira (25), choveu 120 mm na cidade, causando estragos em diversas regiões da cidade em apenas três horas. Cidades próximas também enfrentaram volumes expressivos durante o temporal: em Hortolândia, foram registrados 104 mm, e em Valinhos, 99 mm, durante a noite.

A previsão para esta sexta-feira (26) e para o fim de semana é de mais chuva em toda a região, com possibilidade de novos temporais leia mais abaixo.

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a combinação de dois fenômenos climáticos é responsável pelas fortes chuvas na região.

“Essa situação foi favorecida pela aproximação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical no sul do país, que ajudou a canalizar a entrada de um ar mais quente e úmido sobre o estado de São Paulo e proporcionou o ambiente ideal para a formação dessas nuvens de chuva tão carregadas e desses temporais”,

afirmou o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy.

Tem possibilidade de temporal nos próximos dias?

A previsão para a sexta-feira (26) e também para o final de semana é de mais chuva na região. De acordo com o meteorologista, ainda existe a possibilidade de temporal hoje.

“Os próximos dias seguem com tempo instável, principalmente nesta sexta-feira, a gente ainda tem um risco elevado para ocorrência de tempestades. No final de semana, as chuvas diminuem gradativamente, mas no sábado podemos ter pancadas e alguns temporais podem se desenvolver. Para o domingo, as chances de chuva são menores, mas não estão descartadas, tanto na madrugada, quanto no período da tarde, na forma de pancadas mais isoladas”,

afirma Bruno.

Apesar dos alertas, a previsão do Climatempo não indica grandes acumulados de chuva para a região no sábado (26) e domingo (27). Em Campinas, estão previstos apenas 0,7 mm de precipitação para sábado, com temperaturas entre 30ºC e 20ºC. Em Hortolândia e Valinhos, o volume estimado é de 0,6 mm, e não há previsão de chuva para domingo, segundo o Climatempo.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

- Publicidade -

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

EPTV transmite hoje debate com candidatos do 2º turno de Piracicaba

Inmet aumenta grau de severidade para tempestades em Piracicaba; entenda

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -