Causada pela frente fria que chega nesta quarta-feira (21) ao interior de SP, a chuva prevista pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp vai atingir diversas cidades do sul e do litoral ao longo do dia. Na região de Campinas, no entanto, a expectativa é que as precipitações se concentrem entre quinta (22) e sexta-feira (23) – leia mais detalhes abaixo.
“Ao longo do dia, a aproximação de uma frente fria aumenta a nebulosidade no setor sul do estado, especialmente nas regiões de Itapeva, Registro e litoral sul, favorecendo chuvas, principalmente na forma de pancadas, não se descartando temporais associados a descargas elétricas. A umidade relativa do ar mínima fica em torno de 30% no oeste e norte do estado, sendo recomendados cuidados”, detalha o centro.
Em relação às temperaturas, o Cepagri prevê máximas entre 29°C e 31°C no centro, oeste e norte do estado, e “entre 27°C e 29°C no sul e leste paulistas, exceto pelas áreas de serra, pelo litoral e pelo Vale do Ribeira, onde as máximas ficam entre 24°C e 26°C“, completa o texto publicado pela entidade nesta quarta.
Como fica o tempo no interior de SP entre quinta e sexta-feira?
Na quinta e sexta-feira, conforme o Cepagri, as áreas de chuva em SP aumentam um pouco, mas ainda assim deverão ficar limitadas à extensão da divisa com o Paraná (especialmente regiões de Itapeva e Registro), regiões de Sorocaba, Campinas, RMSP e Vale do Paraíba/Mantiqueira e toda a extensão do litoral.
“Em grande parte desses setores onde há possibilidade de chuvas, as mesmas deverão ocorrer em caráter isolado e com expectativa de volumes baixos; exceto para o litoral, sobretudo litoral sul, onde os acumulados poderão ser mais expressivos entre quarta e o sábado (24)“, define o boletim da previsão.
De acordo com o texto do centro de pesquisas, a frente fria deverá causar pouco impacto nas temperaturas em SP, ficando restrito às regiões de Registro e litoral já na quinta-feira, onde as chuvas são mais prováveis e deverão ocorrer de forma mais regular e volumosa. Depois disso, na sexta-feira, o novo sistema abrange também as regiões de Itapeva, RMSP e Vale do Paraíba, “embora não seja esperado frio intenso”.
E qual a previsão do tempo para Campinas?
A quarta-feira amanheceu sob céu claro e temperaturas em torno de 15°C na RMC (Região Metropolitana de Campinas). “Para hoje, previsão é de tempo estável na região, sob predomínio de sol, temperaturas relativamente elevadas para a época do ano e baixa umidade relativa do ar à tarde”, complementa o centro.
A temperatura máxima está prevista em 28°C, o que representa temperaturas associadas ao “friozinho” pela noite/amanhecer, e ao calor nos períodos da tarde. A umidade relativa do ar mínima fica em torno de 30% a 35%, sendo recomendados cuidados com a hidratação. “O uso de umidificadores à tarde também pode ser útil, especialmente para pessoas com maior sensibilidade ao ar seco”, avisa o serviço de pesquisa da Unicamp.
“A aproximação e passagem de uma frente fria pelo litoral do estado poderá ocasionar algumas mudanças no tempo na região entre quinta-feira e o sábado, embora de forma muito sutil, com chances de chuvas (embora isoladas e com baixos volumes), e praticamente sem impacto nas temperaturas, mas favorecerá umidade relativa do ar mais elevada”, finaliza. Não há expectativa de queda acentuada nas temperaturas da região.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Cidades da região ampliam vacinação contra gripe para toda a população acima de 6 meses
Piracicaba participa do Dia do Desafio da Unesco com atrações gratuitas