- Publicidade -
CotidianoFrente fria já tem data para acabar no Interior de SP; veja quando 'calorão' volta

Frente fria já tem data para acabar no Interior de SP; veja quando ‘calorão’ volta

Sistema enfraqueceu o bloqueio atmosférico que estava trazendo o clima quente para o estado de São Paulo

- Publicidade -

A passagem de uma frente fria no começo desta semana já trouxe um alívio nas temperaturas para os moradores do estado de São Paulo. O sistema enfraqueceu o bloqueio atmosférico que estava mantendo o ‘calorão’, principalmente no Interior paulista.    

Apesar do cenário estar longe do frio de fato, as temperaturas deram uma amenizada em relação as últimas semanas. Campinas, por exemplo, não tinha máximas tão “baixas” desde 18 de abril, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.  

Hoje foi registrado 27,4°C no início da tarde, após uma sucessão de dias com máximas acima dos 28°C. Porém, essa leve queda nas temperaturas não deve se prolongar muito.  

Até quando vai a frente fria no Interior de SP?  

O meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri, aponta que as temperaturas mais amenas causadas pela frente fria devem durar somente até amanhã (15) no Interior paulista. Na quinta-feira (16), os termômetros voltam a subir, passando dos 30°C, e a umidade relativa deve baixar também.   

Ele também aponta que a queda nas temperaturas se dá após a passagem da frente fria quando tem a entrada da massa de ar de origem polar. No caso, essa frente fria está passando pelo Oceano Atlântico e a massa de ar frio de origem polar está atuando no Sul do país, mas ela não vai chegar com força ao Interior paulista, que deve ficar “nas bordas” dessa massa de ar.  

“Então, o impacto do ar frio propriamente dito vai ser vai ser pequeno. A gente vai ter hoje (14) e amanhã (15) uma influência combinada, tanto dessa condição de maior presença de nuvens quanto de uma pequena contribuição de entrada de um ar mais frio. Mas a gente não espera um declínio tão acentuado nas temperaturas”, explica Bainy.  

Com isso, as temperaturas se mantêm amenas até o meio desta semana, com o modo ‘calorão’ retornando a partir de quinta-feira (16).   

E a chuva?  

Ainda de acordo com o Cepagri, além da chance de chuva no Litoral, nesta terça-feira (14) há possibilidade de pancadas isoladas na faixa de divisa com o Paraná no setor Oeste, no setor Sul como um todo, e parte do Leste do estado (regiões de Campinas, Jundiaí, Região de Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e Bragança Paulista).

- Publicidade -

Para as demais áreas do estado, a previsão é de tempo firme, com predomínio de sol e períodos de céu parcialmente nublado.   

A tendência para a quarta-feira (15) é que a circulação de ventos após a passagem da frente fria mantenha entrada de umidade entre o Litoral, RMSP, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Circuito das Águas Paulista, favorecendo a condição de muitas nuvens e ocorrência de chuvas isoladas a qualquer momento do dia, especialmente no litoral. Nas demais áreas, a tendência é de céu parcialmente nublado. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Software criado na Unicamp ajuda a identificar pessoas pelos dentes; entenda como funciona

Festa das Nações terá música e gastronomia de 17 países em Piracicaba; veja a programação

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -