Após uma onda de ar quente e seco causar recorde de calor no ano, desde ontem (24) a passagem de uma frente fria pelo litoral causou mudança no tempo na região de Campinas, transportando chuva e ventos mais frios. Nesta sexta-feira há chance de mais pancadas na região, e o final de semana tem previsão de queda nas temperaturas.
Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, para hoje a condição deve ser de nebulosidade variável, com mais períodos de céu parcialmente nublado. As chances são pequenas, mas não se descartam pancadas isoladas de chuva.
De acordo com os meteorologistas, a previsão ocorre devido ao maior teor de vapor de água em várias altitudes da troposfera. No entanto, ainda sob influência do ar quente, as temperaturas ainda seguem altas a tarde, podendo chegar a 31ºC.
LEIA MAIS
Expoflora começa nesta sexta; veja as principais atrações e ingressos
Aposta da região de Campinas fatura R$ 101 mil na quina da Mega-Sena; confira
Ventos mais frios e chuva no final de semana
Segundo a previsão, a partir da tarde de hoje os ventos devem ganhar intensidade moderada a forte, com rajadas ocasionais, condição que deverá persistir no final de semana, causando declínio nas temperaturas.
“A tendência para o sábado é de ventos moderados a fortes, soprando de sudeste, transportando um ar mais frio e umidade para a região. Essa situação favorece o declínio nas temperaturas devido à entrada do ar frio e a condição de céu nublado a encoberto, o que inibe a elevação térmica no dia”, informou o Cepagri.
A partir da tarde de sábado, são esperadas chuvas regulares. O dia deve amanhecer com temperatura em torno de 18ºC e a máxima esperada é de 22ºC no começo da tarde. O declínio térmico decorrente do ar frio deverá ser percebido a partir da tarde, e a mínima ocorrerá à noite: 15ºC.
O domingo deverá persistir com essas características, embora com temperaturas ainda mais baixas: entre 13ºC e 19ºC.
LEIA MAIS