Uma nova frente fria está prevista para provocar chuvas na região de Campinas a partir desta terça-feira (18). Embora a frente fria passe pelo oceano, ela trará consigo um aumento na nebulosidade devido ao vapor de água, que resultará em precipitações até a quarta-feira (19). Durante esse período, as temperaturas devem variar entre 14ºC e 22ºC.
De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, as chuvas serão mais isoladas na região, com uma expectativa de cerca de cinco milímetros de precipitação.
LEIA TAMBÉM
Posto no Centro é interditado por irregularidades em combustível
Motorista que atropelou idosa a caminho da igreja é preso em Valinhos
“Estamos com previsão de chuvas a partir de amanhã à tarde e na quarta-feira. Colocamos como ‘possibilidade de chuva’ porque devem ocorrer de forma mais isolada na região. Não tem expectativa de chuva volumosa, algo da ordem de três milímetros a cinco milímetros”, afirmou o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.
MUDANÇA NO CLIMA
De acordo com a previsão do Cepagri, a condição de céu nublado e as chuvas isoladas estão associadas à maior presença de vapor de água na atmosfera e à passagem de uma frente fria pelo oceano. A partir desta terça, a expectativa é que as chuvas ocorram a partir da tarde, quando os ventos também vão ganhando intensidade moderada.
Na quarta-feira, as chuvas isoladas podem ocorrer a qualquer momento do dia, e os ventos sopram com intensidade moderada a forte de forma sustentada. Em ambos os dias, as temperaturas devem ficar em torno de 14ºC e 22ºC, sendo que a máxima não sobe devido à presença das nuvens.
“Teremos ventos mais intensos amanhã e quarta-feira, mas o impacto nas temperaturas deve ser mais em resposta à nebulosidade do que entrada de ar frio. A mínima não deve mudar (ou seja, não entra ar frio), mas a máxima fica atenuada”, acrescenta Bainy.
ESTIAGEM
Ainda segundo o Cepagri, Campinas não registra chuvas expressivas há mais de um mês. De acordo com o Centro, a última chuva que superou 10 milímetros de precipitação aconteceu em 15 de junho. Se continuar desta forma, o mês de julho vai terminar com chuvas abaixo da média esperada, que é de 36,8 milímetros. Até o momento, choveu apenas 5,9 milímetros.
LEIA MAIS
Caixa começa a pagar abono salarial para nascidos em novembro e dezembro