Campinas amanheceu nesta terça-feira (30) com céu parcialmente nublado, ventos fortes e tempo frio. Por volta de 7h05, a temperatura registrada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, era de 11,1°C. No entanto, com ventos moderados, em velocidade de 27,3 km/h , a sensação térmica era de 8,3°C. Segundo o Cepagri, a previsão para a terça-feira é de céu parcialmente nublado a nublado.
Os ventos seguem fortes, baixando a sensação térmica, mas períodos mais prolongados de entrada de sol permitem que as temperaturas subam um pouco mais à tarde, e a máxima é prevista em 21ºC.
LEIA MAIS
Justiça dá 90 dias para Ipiranga reparar danos ambientais na região de Paulínia
Butantan retoma produção da CoronaVac para imunizar crianças
ATÉ QUANDO VAI O FRIO?
A frente fria que alterou o tempo em Campinas e causou queda nos termômetros deve prevalecer nesta terça e mudanças são esperadas somente a partir de quarta (31). Segundo o meteorologista do Centro, Bruno Bainy, a virada no tempo que vai atenuar o frio ocorre com o aumento gradativo das temperaturas máximas.
“As mínimas ainda caem amanhã e seguem baixas até a quarta-feira. E as máximas vão subindo gradativamente. De modo geral, o frio mais intenso vai persistir até a manhã de quarta. Ao longo da tarde, as temperaturas sobem”, explica ele.
Na quarta-feira, os ventos vão perdendo intensidade e a condição prevista é de predomínio de sol. O dia ainda amanhece relativamente frio, com mínima em torno de 10ºC, e a máxima está prevista em 24ºC.
Depois de três dias de frio, porém, a quinta (1º) deve trazer mudanças em Campinas, já que as temperaturas começam a subir de maneira acentuada. Com isso, a previsão é que o fim de semana tenha dias mais quentes na cidade. “No fim de semana a gente já deve ter máximas na casa dos 30°C”, afirma Bainy.
COMO SERÁ EM SETEMBRO?
A partir de setembro, os episódios de frio serão mais breves e as temperaturas baixas serão menos frequentes devido à tendência de elevação nos termômetros, já que os dias passam a ser mais longos e a radiação solar é mais intensa. No dia 22 de setembro, às 22h04, inclusive, começa a Primavera no Hemisfério Sul.
LEIA TAMBÉM
Investimentos brasileiros em TI ultrapassaram US$ 45 bi em 2021, diz associação