O frio no interior de São Paulo vai dar as caras novamente e pode bater recorde nesta quarta-feira (29), segundo os serviços de meteorologia. Algumas regiões terão temperaturas entre 0°C e 5°C e risco de geada.
“O centro da massa de ar frio de origem polar que chegou ao país estará sobre o interior da região Sul e, nesta posição, o ar gelado se espalha de forma mais eficiente pelo interior da região Sudeste“, diz a Climatempo.
Esta não será a primeira vez que cidades paulistas terão índices baixíssimos em 2025. Em junho, a região de Campinas teve frio de -2°C, com vidros e plantações congelados. Na metrópole, o recorde foi 4,5°C.
Frio no interior de SP vai ser mais intenso onde?
Ainda conforme a Climatempo, as temperaturas tendem a ficar entre 0°C e 5°C no Sul de Minas Gerais e também no sul do estado de São Paulo. “Por isso há risco de geada em todas estas áreas”, diz o boletim.
O Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, prevê o mesmo panorama, entre 0°C e 5°C, para o sul de SP, e temperaturas um mais altas no restante do território.
“A maior parte do estado pode registrar temperaturas mínimas entre 6°C e 8°C. As máximas não devem ultrapassar 22°C e podem chegar a 16°C nas regiões mais ao sul”, complementa o texto da entidade.
Onde terá geada em meio ao frio no interior de SP?
O mapa de risco indica maior potencial para geada desde o sul de São Paulo até o Rio Grande do Sul. Em São Paulo, a Serra da Mantiqueira, que engloba cidades como Campos do Jordão, deve ter o quadro.
A situação ocorre “devido ao frio intenso combinado com céu limpo e baixa umidade, condições ideais para resfriamento durante a madrugada”, explica a Climatempo. Em meio ao frio no interior, não haverá chuva.
Após massa de ar polar, agosto deve ser mais ameno no interior
Apesar da chegada do frio no interior nesta semana, o Cepagri não prevê que agosto tenha temperaturas muito baixas. A expectativa é que, após essa onda de frio, os termômetros voltem a subir gradualmente. “Junho e julho são os meses mais frios do ano, e as temperaturas já voltam a subir em agosto”, explica o centro. Veja as médias:
Agosto:
Temperatura mínima média: 13,5°C
Temperatura média: 20,4°C
Temperatura máxima média: 27,2°C
Em setembro, conforme o Cepagri, as temperaturas sobem ainda mais devido ao fim do Inverno no fim do mês:
Setembro:
Temperatura mínima média: 15,8°C
Temperatura média: 22,2°C
Temperatura máxima média: 28,5°C
Ainda conforme o centro, as precipitações devem ocorrer em volumes próximos da média histórica ou até um pouco abaixo, com possibilidade de períodos prolongados de estiagem, típicos da estação. A previsão destaca o risco de eventos de chuva intensa e localizada, mesmo que o balanço trimestral final seja de pouca chuva.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Ferrari é flagrada a 201 km/h em rodovia da região
Polícia apreende cerca de uma tonelada de maconha em rodovia da região
Prefeitura de Limeira abre leilão on-line de imóveis públicos; veja como participar
Pitbull solto em área de chácara ataca jovem de 20 anos no interior de SP
Evento com motos registra três acidentes e deixa criança de 11 anos em estado grave
52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba terá 384 obras de 202 artistas de 22 países